Novos diretores da Coppe assinam termo de posse na Reitoria da UFRJ

Planeta COPPE / Institucional Coppe / Notícias

Data: 18/07/2019

A nova vice-diretora da Coppe, prof. Suzana Kahn (à esquerda) e o novo diretor, prof. Romildo Toledo (à direita). Ao centro, o vice-reitor da UFRJ, prof. Carlos Frederico Leão

Os professores Romildo Toledo e Suzana Kahn Ribeiro assinaram o termo de posse como diretor e vice-diretora da Coppe/UFRJ, nesta terça-feira, 16 de julho, no gabinete do vice-reitor, professor Carlos Frederico Leão da Rocha.

A cerimônia de posse, na Coppe, será realizada dia 2 de agosto, às 10h, no auditório da instituição, no Centro de Tecnologia 2.

Romildo Dias Toledo Filho

Mestre (1986) e doutor (1997) em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e pós-doutor pela Universidade Técnica de Dresden, na Alemanha, Romildo Toledo é professor titular da Coppe/UFRJ e membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC).

Ingressou na Coppe em 1999, no Programa de Engenharia Civil, foi diretor de Tecnologia e Inovação da Coppe (2013 a 2015), e vice-diretor da instituição (2015 a 2019).

Recebeu do Instituto Brasileiro do Concreto o prêmio Luiz Alfredo Falcão Bauer, de Destaque do Ano em Engenharia, no campo das pesquisas do concreto e materiais constituintes (2009). Foi duas vezes contemplado pelos editais da Faperj “Cientista do Nosso Estado” (2010) e “Cientista Jovem do Nosso Estado” (2000).

Coordenador executivo do Centro Brasil-China de Mudanças Climáticas e Energias Renováveis – uma parceria entre a Coppe e a Universidade de Tsinghua, em Pequim, na China-, é membro do INBAR Bamboo Construction Task Force e presidente da Associação Brasileira de Materiais e Tecnologias não Convencionais.

Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783376D8

Suzana Kahn Ribeiro

Mestre em Planejamento Energético (1988) e doutora em Engenharia de Produção (1995), ambos pela Coppe/UFRJ, Suzana Kahn Ribeiro é presidente do Comitê Científico do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas. Ingressou na Coppe, em 1988, como docente do Programa de Engenharia de Transportes.

Coordenadora executiva do Fundo Verde da UFRJ, é membro do Conselho de Administração do Museu do Amanhã, do Conselho do Centro Empresarial de Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), presidente do Conselho da BVRio e consultora ad hoc do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Foi vice-presidente do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), de 2008 a 2015; secretária de Mudanças Climáticas do Ministério do Meio Ambiente (2008 a 2010), e subsecretária de Estado do Ambiente do Rio de Janeiro (2010 a 2013).

Em 2007, fez parte do grupo de cientistas do IPCC agraciado com o Nobel da Paz pela dedicação a estudos sobre mudanças do clima e o aquecimento global.

Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782170Z6