Parceria entre Coppe e UCL inspira expansão multidisciplinar em pesquisas para desastres

Planeta COPPE / Engenharia de Produção / Notícias

Data: 05/06/2024

O Centro de Estudos e Pesquisas de Engenharia para Desastres (Ceped) da Coppe/UFRJ está projetando uma expansão multidisciplinar inspirado pelo modelo bem-sucedido do Instituto de Redução de Riscos e Desastres (IRDR) da University College London, Inglaterra. Ambas instituições avançam numa parceria com o objetivo de liderarem a pesquisa e a prática na área de redução de riscos de desastres e ações humanitárias. A diretora da Coppe, Suzana Kahn, em visita à universidade, e o coordenador do Ceped, Tharcisio Fontainha, e professor visitante da UCL, se reuniram nesta quarta-feira (05), em Londres, para planejar o desenvolvimento desta parceria.

O IRDR pode ser um exemplo do que o Ceped pode almejar no futuro. Para Suzana, a proposta envolve a junção dos 13 programas de engenharia da Coppe para abordar todo o ciclo de vida dos desastres: mitigação, preparação, resposta e recuperação. “Isso tornará o Ceped verdadeiramente interdisciplinar dentro da Coppe e, eventualmente, poderemos expandir para uma colaboração mais ampla dentro da UFRJ, com a possível criação do Ceped UFRJ”, conta.

Com mais de 30 professores de diversas áreas, Tharcisio conta que o IRDR se destaca pela sua integração de conhecimentos que vão desde engenharia civil e de produção até epidemiologia, relações internacionais, assistência social e história. O instituto começou com estudos de desastres no nível de mestrado e doutorado, com articulações de relevância com órgãos como a Organização das Nações Unidas (ONU) e outras organizações internacionais de ajuda humanitária. “Devido ao aumento da quantidade e impacto dos desastres no mundo, o instituto abriu o curso de graduação de Global Humanitarian Studies.”

O IRDR é um departamento da Faculdade de Ciências Matemáticas e Físicas, mas atua em todas as faculdades da University College London, abrangendo ciências naturais e sociais, matemática e estatística, engenharia e planejamento de desenvolvimento, saúde global, antropologia, humanidades, ética e leis.

Criado em 2023, o Ceped é uma iniciativa surgida a partir de uma linha de pesquisa criada pelo professor Tharcisio, no Programa de Engenharia de Produção da Coppe.

• Ações Humanitárias
  • Ceped