Personalidades falam sobre exposição Exploradores do Conhecimento

Planeta COPPE / Institucional Coppe / Notícias

Data: 01/02/2016

Cerca de 200 pessoas prestigiaram a inauguração da exposição Exploradores do Conhecimento, realizada dia 27 de janeiro. A mostra, em cartaz no Espaço Coppe Miguel de Simoni, reuniu representantes das áreas de petróleo, energia, de ciência e tecnologia, além de professores, pesquisadores e estudantes de diferentes áreas e unidades da UFRJ.

Leia abaixo o depoimento de alguns dos visitantes que participaram do evento de inauguração. Eles destacam questões como a importância da mostra e do Espaço Coppe para a divulgação científica e para a formação dos estudantes que visitam o local. Confira a opinião deles:

Eliete Bouskela – diretora de Tecnologia da Faperj

“Essa exposição demonstra aos mais jovens o que é feito nas universidades, desperta consciência, e os atrai para as carreiras científicas. As universidades deveriam fazer mais iniciativas que nem essa, eu estou muito impressionada e gostando muito de tudo que estou vendo”.

Aspen Andersen – gerente de Tecnologia para Gás, Energia e Gás Química da Petrobras

“É fundamental a parceria com a universidade, seus alunos, mestres, doutores, para desenvolvermos projetos e encontrar soluções para os desafios do dia-a-dia e antecipar aqueles que surgirão. É até difícil falar em reforçar uma parceria que já é tão forte. Mas, temos nosso centro de pesquisa aqui no campus e continuaremos contando com a Coppe para lidar com os desafios da exploração do pré-sal”.

Jorge Kotlarewski – assistente da Diretoria de Engenharia de Furnas

”Para Furnas, é muito importante termos essa integração com a universidade. Ainda mais em um cenário de recessão econômica, é ainda mais necessário fazermos pesquisas para dinamizar a economia e gerar a energia de que o Brasil precisa”.

Eduardo Gomes – gerente de Relacionamento com a Comunidade de Ciência e Tecnologia do Cenpes/Petrobras

“Entendo que o mérito do Espaço Coppe é despertar o interesse dos estudantes pela ciência. Essa é uma amostra de conhecimento, onde se projeta o futuro. Desperta o interesse pela carreira científica e mostra o conhecimento que nossas instituições produzem em conjunto”.

Alexandre Pinhel – engenheiro de Furnas

“Este é um importante espaço para viabilizar o conhecimento científico. Muitos estudantes acham que a engenharia é muito dura. Mas ao visitar uma exposição como essa, ele passa a ver a engenharia de uma outra forma”.

Eduardo Serra – pró-reitor de Graduação da UFRJ

“Esta é a integração que buscamos entre ensino, pesquisa e extensão. Essa exposição é modelar. Mostra uma interação direta com o ensino médio. É um bom modelo de atividade de extensão, um eixo de socialização do conhecimento científico”.

Regina Dantas – pró-reitora de Pessoal da UFRJ

“O Espaço Coppe Miguel de Simoni é imprescindível para a UFRJ. Ele não é importante apenas para os alunos de ensino médio, mas para todos os estudantes. Vamos divulgar para que todos os alunos da Universidade venham visitá-lo”.

Aquilino Senra – Professor e ex-diretor da Coppe

“Este é o maior programa prático de divulgação científica que eu conheço. É preciso destacar o impacto desse espaço para formação dos alunos do ensino médio. Muitos deles saem de ambientes modestos e ao voltar para casa podem contar o que viram na universidade. Faz bem à alma ver o interesse desses estudantes. Faz bem à alma pensar na perspectiva de carreira que uma visita ao Espaço Coppe pode trazer para esses jovens”.

Angela Uller – coordenadora do projeto Coppe-Parque (Parque Tecnológico da UFRJ) e professora da Coppe

“A exposição mostra de forma acessível ao público leigo as tecnologias que criamos na Coppe. Na universidade, falamos muito para nós mesmos, para nossos pares, e não para a sociedade que é quem nos sustenta, e, por isso mesmo, precisa conhecer a importância do trabalho acadêmico. A gente precisa motivar as crianças e os adolescentes a amar a ciência e a tecnologia. A exposição mostra as coisas concretas, não a física de Einstein. Essa é a vocação da Coppe, estar preocupada com o entorno, servir a sociedade, não se confinar em uma torre”.

Flora de Paoli – decana do Centro de Letras e Artes (CLA) da UFRJ

“A impressão é de estarmos em um parque de diversões. Estão expostas tecnologias tão importantes, os biofármacos, por exemplo, em meio a essa crise da saúde pública, com dengue, zika, microcefalia, e a Coppe também trabalhando para propor soluções. Gostei muito dos nichos “Palavrio” e “Arqueometria”. É muito bom para a integração com a sociedade termos uma exposição que nem essa. Eu estou adorando e vou trazer meus netos. Quem sabe eles não se interessam pela Engenharia?”.

Flávia Escudero – funcionária da Gerência de Recursos Humanos (GRH) da Coppe

“A exposição é interessante, pela possibilidade dos alunos de Ensino Médio virem conhecer os nichos, e as tecnologias desenvolvidas na Coppe. Isso ajuda o jovem em formação a descobrir sua vocação”.

Saiba mais:

Exposição Exploradores do Conhecimento é inaugurada