Pesquisadores da Coppe integram equipe que conquistou o primeiro lugar no Concurso Internacional “Smart City 2030”
Planeta COPPE / Engenharia Nuclear / Notícias
Data: 28/11/2024
Pesquisadores da Coppe/UFRJ participaram da equipe vencedora do concurso internacional “Smart City 2030: Gestão do Desenvolvimento Urbano Sustentável nos Países BRICS”, com o projeto “Soluções Sustentáveis de Energia para Fernando de Noronha”. O projeto visa a integração de reatores modulares pequenos (SMRs) para a geração de energia e dessalinização de água na ilha, com o objetivo de reduzir as emissões de CO₂, melhorar o abastecimento de água e gerar hidrogênio
O concurso, que foi organizado a nível local, contou ainda com a participação de equipes da China, Rússia, Índia, Brasil e outros países, e cada país foi premiado em duas categorias: Primeiro Lugar (First Place) e Grande Prêmio (Grand Prix).
A equipe brasileira, que alcançou a vitória, contou com a participação do pesquisador do Programa de Engenharia Nuclear (PEN) da Coppe, Luis Lionel Salas Ramón, e da doutora pelo PEN, Jadna Mendes. Além da Coppe, a equipe brasileira também contou com a colaboração de pesquisadores da UFMG e da USP.
A Coppe teve um papel fundamental na coordenação da competição no Brasil, que incluiu a participação de outras duas equipes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Os projetos de todos os países participantes foram avaliados com base em critérios como inovação, viabilidade, impacto social e alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Cada finalista se destacou ao abordar desafios urbanos críticos, como infraestrutura inteligente, energia verde, gestão de resíduos e digitalização. O objetivo dos projetos era contribuir para a construção de cidades sustentáveis, resilientes e inclusivas na região do BRICS até 2030.
Além da vitória da Coppe, a equipe da Universidade Federal do Ceará (UFC) conquistou o Grande Prêmio (Grand Prix) com o projeto “SenseAIR: Smart Way to Clear Skies”, um sensor de qualidade do ar de baixo custo para monitoramento da poluição em ambientes urbanos, testado com sucesso na cidade de Fortaleza.
A cerimônia de premiação ocorreu na última sexta-feira, 22 de novembro, durante o International Municipal Forum BRICS+, com a presença do diretor-adjunto de Tecnologia e Inovação da Coppe, professor Thiago Aragão.
Essa conquista destaca o papel da Coppe na inovação tecnológica e no desenvolvimento de soluções sustentáveis para desafios urbanos.
- BRICS
- Cidades inteligentes
- energia