Pesquisadores da Coppe são premiados pela ANPET
Planeta COPPE / Engenharia Civil / Notícias
Data: 19/11/2025

Os pós-doutorandos do Programa de Engenharia Civil (PEC) da Coppe/UFRJ, Alexis Jair Enriquez-Leon e Leni Leite, foram agraciados com o Prêmio ANPET de Produção Científica 2025 durante o 39º Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, realizado de 10 a 14 de novembro de 2025, em Goiânia (GO).
Os pesquisadores da Coppe foram premiados na categoria Melhor Artigo na área de Infraestrutura de Transportes, com o estudo “Relação entre a estrutura molecular e a resistência à fadiga em ligantes asfálticos brasileiros”. O trabalho foi desenvolvido em coautoria com o orientador, professor Thiago Aragão, com o pesquisador Luiz Chinelatto e com os ex-alunos do PEC Marco Lamha Rocha, Luciana Nogueira, Luís Alberto Herrmann e Margareth Carvalho.

Além da premiação na área de Infraestrutura de Transportes, a Coppe também se destacou na categoria Logística e Gestão do Transporte de Cargas, com o artigo “Otimização multiobjetivo de roteamento sustentável do transporte de cargas com aplicação de SIG e NSGA-III na malha viária do Rio de Janeiro”. O estudo, desenvolvido no Programa de Engenharia de Transportes (PET), apresenta uma abordagem inédita ao integrar Sistemas de Informação Geográfica (SIG) ao algoritmo evolutivo NSGA-III, capaz de lidar simultaneamente com múltiplos objetivos e gerar soluções mais robustas para problemas logísticos complexos.
Aplicado à malha viária do Rio de Janeiro, o modelo combina dados reais de trânsito, restrições de tráfego, janelas de entrega, topografia e características operacionais dos veículos para otimizar três metas fundamentais: reduzir a distância total percorrida, diminuir o tempo de deslocamento e reduzir as emissões de CO₂ e outros gases de efeito estufa.
O trabalho premiado foi desenvolvido no Laboratório de Otimização e Sistemas de Informações Geográficas (OPTGIS), assinado pela doutoranda Jéssica do Nascimento, pelo pesquisador de iniciação científica Gabriel Nakalski Farias, pelo professor Glaydston Mattos Ribeiro, da Coppe/UFRJ, e pelos pesquisadores Cíntia Machado de Oliveira e Luís Eduardo Santos Fortes, do Cefet/RJ.
Considerado o principal evento científico do setor de transportes no país, o congresso é uma iniciativa da Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes (ANPET), em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG) e a PUC Goiás. Todos os anos, o encontro reúne pesquisadores, docentes, estudantes e profissionais para discutir avanços, desafios e soluções para o futuro da mobilidade no Brasil.
Criado em 2014, o Prêmio ANPET de Produção Científica reconhece os melhores artigos aceitos para publicação nos anais do congresso, vinculados às áreas temáticas do evento.
