Pesquisadores da COPPE terão acesso aos mais velozes e potentes supercomputadores do mundo
Planeta COPPE / NACAD / Notícias
Data: 09/08/2004
A partir de setembro, os pesquisadores da COPPE passarão a contar com supercomputadores que estão entre os 15 mais potentes e velozes do mundo para desenvolver seus projetos de pesquisa. Fruto de um acordo de cooperação firmado com a National Center for Supercomputing Applications (NCSA), o maior centro de computação de Alto de Desempenho dos EUA, os pesquisadores brasileiros terão acesso a máquinas capazes de processar a uma velocidade de até 15 Tflops. No Brasil, não há nada similar.
Mas os pesquisadores da COPPE não serão os únicos beneficiados com esta parceria. Atualmente, o Núcleo de Computação de Alto Desempenho da instituição disponibiliza seus supercomputadores para cerca de 400 projetos desenvolvidos em instituições sediadas em vários estados do país. Entre eles, destacam-se projetos destinados a prevenção de acidentes ambientais, como derramamento de óleo na bacia de campos e na baía de Guanabara e queimadas na região amazônica; ao desenvolvimento de pesquisas de ponta, como identificação de proteínas para o melhoramento da produção da cana-de-açúcar no Brasil, concepção de novos fármacos, concepção de projetos de materiais avançados, simulação a partir de sensoreamento remoto para a detecção de novos campos de petróleo na costa brasileira e no golfo do México.
A Diretora da COPPE, Angela Uller, assinou o acordo com a NCSA durante seminário que reuniu, de 2 a 6 de agosto, no Rio de Janeiro, os maiores especialistas americanos e brasileiros em materiais avançados e nanotecnologia. O evento, promovido pelo Programa de Engenharia Mecânica da COPPE, Universidade de Illinois, PUC–RJ e National Science Foundation, contou com a presença de quatro diretores da agência americana.