Ponte do Saber: Cabral cita a Coppe como referência em parcerias

Planeta COPPE / Engenharia Civil / Notícias

Data: 17/02/2012

Autoridades presentes ganham uma miniatura da Ponte do Saber

Ao participar da cerimônia de inauguração da Ponte do Saber, na manhã desta sexta-feira (17/02), na Cidade Universitária, o governador do Rio de Janeiro citou a Coppe como modelo a ser seguido na implementação de parcerias com empresas. “Quero agradecer, Levi, à nossa Coppe, que é uma beleza, uma referência em parcerias com o setor industrial. A UFRJ é uma referência”, disse Sérgio Cabral Filho ao reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Carlos Antonio Levi.

Governador do Estado do Rio tece elogios à Coppe

Chamando a Ilha do Fundão, onde está localizada a Cidade Universitária, de Ilha do Saber, Sérgio Cabral fez o discurso de encerramento da cerimônia. Além dele e do reitor da UFRJ, participaram do evento: o vice-governador, Luiz Fernando Pezão; o prefeito da cidade do Rio, Eduardo Paes; os secretários de estado de Ambiente, Carlos Minc, e de Obras, Hudson Braga; o diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa; e o arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, entre outras personalidades.

Primeira ponte estaiada do Rio de Janeiro, a Ponte do Saber tem extensão total de 934 metros, com duas pistas de 4,5 metros de largura cada. A obra liga a Cidade Universitária à Linha Vermelha (sentido Centro) e deverá melhorar o trânsito no campus da UFRJ, que recebe diariamente, em média, cerca de 70 mil pessoas e 25 mil veículos.

Projetada pelo arquiteto Alexandre Chan, a ponte se baseia em estudos iniciais feitos pelo professor do Programa de Engenharia Civil da Coppe, Francisco Lopes, e pelo arquiteto Ivan Ferreira Carmo, hoje prefeito da Cidade Universitária. Os traçados preliminares foram feitos em 2008 por membros do Comitê do Plano Diretor da UFRJ, liderados pelo professor da Coppe, Carlos Antonio Levi, atual reitor da UFRJ. Sua construção foi negociada pelo governador Sérgio Cabral, após compromisso assumido em 2007 com a diretoria da Coppe e com a reitoria da UFRJ, para solucionar uma parte dos problemas de trânsito da Cidade Universitária e seu entorno.

Autoridades inauguram a Ponte do Saber

A construção da Ponte do Saber foi iniciada em 2009 pela empreiteira Queiroz Galvão. A obra, realizada com recursos da Petrobras, integra o Programa de Recuperação Ambiental do Canal do Fundão, que faz parte do caderno de encargos do governo do estado para os Jogos Olímpicos de 2016. Ao todo, a estatal investiu R$ 321 milhões no programa, que inclui a dragagem de 3,6 milhões de metros cúbicos de sedimentos do Canal do Fundão, a reurbanização da Vila Residencial da UFRJ, o reforço dos pilares de sustentação da Linha Vermelha, o replantio de manguezais, além da construção da ponte, para a qual foram destinados R$ 69 milhões. O valor faz parte de medidas compensatórias assumidas pela empresa pelo derramamento de óleo na Baía de Guanabara em 2000.