Professor da Coppe recebe prêmio da ABCM

Planeta COPPE / Engenharia Civil / Notícias

Data: 22/08/2019

O professor da Coppe/UFRJ, Luiz Bevilacqua, foi contemplado com o Prêmio Prof. Leonardo Goldstein Jr. 2019, concedido pela Academia Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM). A cerimônia de premiação será realizada durante o International Congress of Mechanical Engineering (COBEM), que ocorre entre 20 e 25 de outubro de 2019, em Uberlândia (MG).

Atualmente docente do Programa de Engenharia Civil da Coppe, Luiz Bevilacqua foi premiado pelo amplo, diversificado e duradouro legado em prol da Ciência brasileira. Legado este, conforme a ABCM, “marcado por notório pioneirismo, do qual muitas gerações se beneficiaram e ainda virão a se beneficiar”.

A premiação é concedida a quem se destaca em função das contribuições para o desenvolvimento da engenharia e ciências mecânicas no Brasil, com conquistas científicas e tecnológicas; pela formação de recursos humanos; pela gestão científica, tecnológica e acadêmica; pela divulgação e popularização da Ciência; e pela contribuição na internacionalização da ciência brasileira.

Sobre o professor contemplado

Luiz Bevilacqua é doutor em Mecânica Teórica Aplicada pela Universidade de Stanford (1971). Graduado em Engenharia Civil, pela UFRJ, em 1959, especializou-se em Pontes e Grandes Estruturas pela TH Stuttgart, em 1961.

Professor Emérito da UFRJ, foi diretor da Coppe (1990 a 1992) e fundador do Programa de Engenharia Mecânica, em 1965, e do Programa de Engenharia Civil, em 1967, no qual atua hoje desenvolvendo pesquisas voltadas para difusão com retenção temporária com aplicações em processos físico-químicos, bioquímicos e em dinâmica populacional. Interessa-se ainda pela correlação entre geometria fractal e dinâmica de estruturas.

Durante sua trajetória profissional, Bevilacqua foi vice-reitor da PUC-Rio (1980 a 1985), fundador da Associação Brasileira de Ciências Mecânicas e presidente do Comitê de Engenharia da Capes, no período de 1987 a 1990. Ocupou em 1992 o cargo de secretário-geral do Ministério de Ciência e Tecnologia, foi diretor das unidades de pesquisa do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq), em 1994, e diretor científico da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), em 1995. Foi um dos fundadores do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), no qual exerceu o cargo de coordenador de pós-graduação.

Mesmo após ter se aposentado em 1998, nunca deixou de atuar nas áreas de educação e pesquisa. Em 2003 assumiu a direção da Agência Espacial Brasileira, em 2006 tomou posse como reitor da Universidade Federal do ABC, cargo no qual permaneceu até julho de 2008. Desde então, atua no Núcleo de Transferência de Tecnologia (NTT) do Programa de Engenharia Civil da Coppe.