Professor da Coppe tem livro traduzido na Croácia
Planeta COPPE / Engenharia de Produção / Notícias
Data: 29/05/2012
O livro Organizações Multiculturais: Logística na Corporação Globalizada, de autoria dos professores Alberto G. Canen, do Programa de Engenharia de Produção da Coppe/UFRJ, e Ana Canen, da Faculdade de Educação da UFRJ, foi traduzido para a língua croata – um fato considerado raro para livros técnicos brasileiros. Editada pela Ciência Moderna, a obra, lançada em 2005 no Brasil, foi publicada na Croácia com o título Multikulturalne Organizacije: Logistika u globalnim Korporacijama.
Os autores do livro acreditam que em tempos de globalização, de convivência e de conflitos entre culturas plurais, as organizações devem estar preparadas para lidar com a diversidade, obtendo assim uma competitividade sustentável. Ainda que fatores econômicos sejam relevantes no desenvolvimento das corporações, cada vez mais a diversidade de raças, etnias, culturas, religiões e gêneros têm tido forte impacto no clima organizacional, bem como nas transações que envolvem fusões e deslocamentos de pessoal para contextos culturais diferente dos seus.
Dessa forma, as organizações contemporâneas devem procurar formas de desenvolver a sensibilidade para a diversidade cultural, modos de trabalhar o cotidiano organizacional, e tipos de estratégias que poderiam ser implementadas de modo a tornar uma organização multicultural.
Diante desse cenário, o livro discute o multiculturalismo como um campo de conhecimentos que trabalha com respostas à diversidade cultural, promovendo o diálogo e o respeito às diferenças. Busca ainda a contínua construção da competência multicultural, dentro do contexto de uma sociedade onde ela própria é formada na pluralidade. Articula a logística à diversidade cultural, o que passa a ser imperativo como um caminho para o sucesso das organizações.