Professora da COPPE recebe Prêmio Santander de Ciência e Inovação
Planeta COPPE / Engenharia Química / Notícias
Data: 30/11/2007
A professora do Programa de Engenharia Química (PEQ) da COPPE, Leda Reis Castilho, acaba de ser agraciada com o Prêmio Santander Banespa de Ciência e Inovação na categoria Biotecnologia. Em sua terceira edição, o Prêmio Santander de Ciência e Inovação e de Empreendedorismo foi concedido, ontem, durante cerimônia realizada em Brasília, a seis profissionais selecionados entre mais de 1500 de participantes. O resultado foi anunciado na última quinta-feira, dia 29 de novembro.
O projeto vencedor, intitulado “Expressão, Produção e Purificação de Biofármacos obtidos através do Cultivo de Células Animais”, está sendo desenvolvido no Laboratório de Engenharia de Cultivos Celulares (LECC) da COPPE. Sob a coordenação da professora Leda, pesquisadores do laboratório vêm trabalhando no desenvolvimento de tecnologias eficientes e de menor custo que possam tornar o Brasil um dos países detentores das tecnologias de produção e purificação de biofármacos e vacinas obtidas através do cultivo de células animais. Anualmente, o governo brasileiro gasta mais de R$ 1,5 bilhão com a importação de remédios produzidos por meio da biotecnologia em outros países. Classificados como “medicamentos excepcionais”, devido ao seu alto custo, alguns deles são usados no tratamento de doenças graves como câncer e AIDS.
Este projeto tem como principal objetivo o desenvolvimento do biofármaco G-CSF, utilizado no tratamento de pacientes com deficiência de glóbulos brancos como pessoas submetidas a transplantes de medula óssea ou a tratamentos com agentes quimioterápicos ou drogas usadas no combate à AIDS. O próximo desafio é a produção do fator coagulação sangüínea IX para o tratamento da hemofilia B. O fator IX é uma proteína que atua na coagulação sangüínea, cuja deficiência caracteriza a hemofilia.
O prêmio foi recebido com grande satisfação pela professora e pela equipe de trabalho. “O resultado foi uma grande surpresa. O prêmio será de grande importância para o fortalecimento e avanço das pesquisas na área de produção de biofármacos, essenciais para a autonomia o país nesse setor”, festeja Leda.
O Prêmio Santander Banespa de Ciência e Inovação é destinado a projetos de pesquisa científica que englobem desenvolvimento de soluções inovadoras nas áreas de indústria, tecnologia, serviços ou responsabilidade social. A idéia é estimular a produção científica brasileira nos setores público ou privado, apoiando a interação entre as instituições de ensino e pesquisa e o setor empresarial.
Saiba mais sobre este trabalho acessando os links abaixo
Nova tecnologia pode baratear droga anti-HIV
COPPE inaugura novo laboratório de biofármacos
Laboratório da COPPE ajudará país a produzir biofármacos e vacinas