Programa de Transportes é Premiado em Fortaleza
Planeta COPPE / Engenharia Civil / Engenharia de Transportes / Notícias
Data: 27/01/1999
O Programa de Engenharia de Transportes (PET) da COPPE fatura, pelo segundo ano consecutivo, o Prêmio CNT de Produção Acadêmica 1998. Mantendo a média de anos anteriores, o PET ganhou quatro dos dez prêmios concedidos anualmente pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT) às melhores pesquisas na área.
Pela segunda vez a dobradinha formada pelos professores Jorge Martins e Márcio Santos recebe o prêmio da CNT. Este ano, os professores foram premiados pelo trabalho intitulado Índice Topológico como Parâmetro Urbanístico para Monitorar a Capacidade Ambiental de Vias Urbanas. O estudo permite identificar o impacto ambiental causado pelo uso e ocupação do solo. Através dele é possível computar o comprometimento da qualidade ambiental de uma determinada região devido a intensidade de tráfego e propor alternativas.
Também foram premiados os trabalhos sobre: Flexibilização do Transporte Aéreo no Brasil: Ingresso numa Era de Maior Competição?, de autoria dos professores Márcio Santos e Respício do Espírito Santo Jr, e do pesquisador do CNPq , José Henrique Barreiro; Medidas de Desempenho de Infra-estruturas para Pedestres. Estudo de Caso: Travessias Semaforizadas na Cidade de São Paulo, coordenado pela professora Marilita Braga, com participação das mestrandas Georgia Araújo e Nancy Schneider, da Cia. de tráfego de São Paulo; Qualificação e Acompanhamento de Desempenho de Lastro Ferroviário por meio de Critério de Deformação Resiliente, da professora do Programa de Engenharia Civil da COPPE, Laura da Motta, dos pesquisadores Jorge Luis Spada e Luiz Francisco da Silva.