Rede Refugia será lançada na Coppe conectando migrantes, refugiados e organizações humanitárias
Planeta COPPE / Engenharia de Produção
Data: 27/06/2024
Na sexta-feira, 28 de junho, será lançada a plataforma digital Rede Refugia, uma iniciativa inovadora destinada a transformar a maneira como migrantes, refugiados e organizações se conectam e colaboram no Brasil. Desenvolvida a partir de pesquisas realizadas no Centro de Estudos e Pesquisas em Engenharia para Desastres (Ceped) do Programa de Engenharia de Produção (PEP) da Coppe/UFRJ, a Rede Refugia é mais um exemplo de iniciativa que nasce no ambiente acadêmico, se desenvolve e gera impacto para a sociedade.
“A Rede Refugia materializa os conhecimentos desenvolvidos na instituição. A universidade a serviço de pensar soluções para questões humanitárias e sociais”, explica Estevão Leite, estudante de doutorado da Coppe. “O objetivo da ferramenta é potencializar a colaboração mútua entre migrantes, refugiados e outros atores que atuam na crise de refugiados no Brasil”.
De acordo com dados divulgados do Comitê Nacional para Refugiados (Conare), em 2023 foram feitas 58.628 solicitações da condição de refugiado, provenientes de 150 países. As principais nacionalidades solicitantes em 2022 foram venezuelanas (50,3%), cubanas (19,6%) e angolanas (6,7%).
Pesquisa realizada em 2021 pela Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) identificou que os principais desafios das pessoas refugiadas no Brasil são: geração de renda, insegurança, violência, acesso à moradia, água, saneamento, higiene, saúde e educação. A pesquisa entrevistou centenas de pessoas refugiadas que relataram falta de informações para abertura de microempresas, para acesso a serviços especializados de saúde e sobre vagas disponíveis no sistema de ensino, dentre outras.
“A colaboração mútua entre refugiados, solicitantes de refúgio e migrantes é um processo que já acontece em maior ou menor grau de acordo com as relações interpessoais estabelecidas entre os sujeitos. A Rede Refugia inova com o propósito de impulsionar a integração e a colaboração comunitária, facilitando o acesso às informações sobre acolhimento, aos serviços públicos e à ajuda humanitária de organizações não governamentais”, explica Estevão.
O evento de lançamento será realizado no Auditório Alberto Luiz Coimbra, na sala G-122, bloco G, do Centro de Tecnologia da UFRJ, às 9h, e contará com rodas de conversas, apresentações culturais e experiência gastronômica de migrantes e refugiados de diversos países como República Democrática do Congo, Venezuela e Síria.
Para participar é necessária inscrição, gratuita, pelo link a seguir: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd_1gOEksriKnPR5wQzwEI8FcepB6CCX-o9nyxcNkV2_ZJefA/viewform
- Ceped
- Mudanças Climáticas
- Refugiados