Reunião Magna da ABC destaca Educação e Desigualdade no primeiro dia

Planeta COPPE / Engenharia de Transportes / Planejamento Enérgico / Notícias

Data: 14/05/2019

Educação e desigualdade social foram os temas de destaque no primeiro dia da Reunião Magna da Academia Brasileira de Ciências (ABC), dia 14 de maio, no Museu do Amanhã, que este ano é coordenada pelo diretor da Coppe, Edson Watanabe. Os palestrantes da primeira mesa destacaram, em consenso, que o Brasil avançou no índice de escolaridade e na produção científica, mas tal avanço não se refletiu na mesma proporção no que tange à redução das desigualdades sociais, de raça e gênero, e no avanço da produtividade.

Segundo Flávia Biroli, professora do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília (UnB), no Brasil, mesmo estudando mais, as mulheres ganham menos que os homens. “Há mais mulheres frequentando o ensino médio (73,5%) do que homens (63,2%). Elas também já os superam no acesso ao ensino superior (16,9 % contra 13,5 %). Ainda, assim, persistem a desigualdade no acesso aos melhores cargos e a disparidade salarial.

Entre os médicos, o gap salarial é de 28,2%. Os advogados ganham 27% a mais que suas colegas. E mesmo no magistério do ensino fundamental, onde as mulheres são maioria absoluta, elas ganham 9,8% a menos.

De acordo com o engenheiro e economista Ricardo Paes de Barros, professor do Insper, “no Brasil, a gente desconectou a escolaridade da produtividade. Aumentamos de três para oito anos de estudo a média de escolaridade do brasileiro. Mas a produtividade se mantém estagnada desde a década de 1980. A educação foi a alavanca para o progresso da Coreia, mas para nós essa relação já não é tão óbvia.”

A reunião deste ano tem como objetivo promover o debate sobre os assuntos que possam estimular uma reflexão sobre a Agenda 2030 do Desenvolvimento Sustentável, que é como ficou conhecido o plano de ação para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade.

Também tem como proposta avaliar a situação do Brasil quanto aos ODS e os impactos esperados para o futuro do país e do planeta. Ao todo são 17 ODS que fazem parte da Agenda 2030, conforme decisão de líderes mundiais que se reuniram na sede da ONU em setembro de 2015.

Além do professor Watanabe, mais três professores da Coppe participam da programação deste ano: Alexandre Szklo, Romildo Toledo e Suzana Kahn Ribeiro.

Professor do Programa de Planejamento Energético da Coppe, Alexandre Szklo falará, amanhã, dia 15, às 15 horas, sobre “Acesso a serviços energéticos e seu nexo com clima, alimento, bem-estar social e água” durante a Plenária IV.

No dia 16, às 9 horas. A professora Suzana Kahn Ribeiro, do Programa de Engenharia de Transportes da Coppe, abordará o tema “Sustentabilidade: o caminho para o desenvolvimento humano”, durante a Plenária V, que será coordenada pelo vice-diretor da Coppe, professor Romildo Toledo. Esta plenária, dedicada ao tema “Cidades e comunidades sustentáveis, Indústria, inovação e infraestrutura, e Emprego digno e crescimento econômico”, também contará com a participação de Elisabeth Reynolds, do Massachusetts Institute of Technology (MIT), e do professor da Unicamp, Marcio Pochmann, ex-presidente do Instituo de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

A Reunião Magna está sendo realizada no Museu do Amanhã, na Praça Mauá, 1, Centro.

Confira a programação completa no site da ABC.