Roteirista japonesa de mangá empolga plateia na Coppe

Planeta COPPE / Notícias

Data: 26/02/2014

O vice-diretor da Coppe, Edson Watanabe, deu as boas vindas à roteirista Kaworu Kurosaki. (centro)

Mais de 300 alunos lotaram o auditório da Coppe/UFRJ para assistir a palestra de Kaworu Kurosaki, roteirista do mangá “Rurouni Keishin – Samurai X”, um dos quadrinhos mais populares no Japão que virou febre entre jovens do mundo todo. A autora, que viveu no Brasil de 7 a 11 anos de idade, foi recebida pelos fãs cariocas com intermináveis aplausos. Os alunos fizeram fila e sentaram no chão do auditório para assistir a palestra da musa dos quadrinhos japoneses.

O evento foi promovido em parceria pela Coppe, o Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro e a Fundação Japão.

Bem humorada e descontraída, Kurosaki, 43 anos, mostrou passo a passo o processo de criação para a produção de um mangá e como dar movimento ao desenho, que é feito em naquim.

Sobre o mangá

Mangá em japonês significa história em quadrinho. Tem origem no Teatro de Sombras japonês, que na época feudal percorria diversos vilarejos contando lendas por meio de fantoches. Essas lendas acabaram sendo escritas em rolos de papel e ilustradas, dando origem às histórias em sequência e, consequentemente, originando o mangá.

Hoje o mangá inspira animes para exibição em vídeos, programas de TV e cinema. Também há o processo inverso, no qual os animes tornam-se mangás, ou seja, edição impressa de histórias em sequência ou ilustrações.