Secretária do MEC recebe documento em apoio à Fundação Coppetec
Planeta COPPE / Fundação Coppetec / Notícias
Data: 29/09/2009
A Secretária da Educação Superior (Sesu) do MEC, Maria Paula Dallari Bucci, visitou a Coppe, no último dia 14 de setembro. Recebida pelo diretor em exercício Aquilino Senra e demais membros da diretoria, conheceu projetos em andamento e alguns laboratórios. A visita da secretária a Coppe começou, às 10 horas, na sala da diretoria, com uma exposição sobre a instituição feita pelo diretor em exercício, Aquilino Senra, na presença dos diretores de Tecnologia e Inovação, Segen Estefen, Assuntos Acadêmicos, Edson Watanabe, Planejamento e Administração, Guilherme Horta Travassos e do Superintendente da Fundação Coppetec, Fernando Peregrino. Também participaram da reunião o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Carlos Levi, a pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa, Angela Uller e Nelson Maculan Filho.
Na reunião foi entregue à Secretária da Sesu um documento contendo sugestões da diretoria da Coppe de modificações na proposta de decreto, elaborado pela Sesu, que regulamentará as relações entre as fundações de apoio e as Instituições Federais do Ensino Superior.
Maria Paula participou ainda de uma reunião com membros do Conselho de Coordenação da Coppe, tendo sido feita uma apresentação pelo professor Segen sobre os programas da instituição, os resultados acadêmicos alcançados e os principais projetos tecnológicos desenvolvidos nos últimos anos. O coordenador do Programa de Engenharia de produção, Fabio Zamberlan, destacou a necessidade de preservar as conquistas alcançadas com o modelo Coppe/Coppetec.
Como parte da programação, Maria Paula conheceu alguns laboratórios da instituição nos quais são realizadas pesquisas de ponta como o de Supercondutividade, onde assistiu à demonstração do protótipo do trem de levitação magnética e levitou, literalmente, sobre um módulo de teste; o de Hidrogênio, onde está sendo desenvolvido o ônibus elétrico movido à pilha a combustível e a hidrogênio, com tecnologia 100% nacional; o de Ensaios Não destrutivos, Corrosão e Soldagem (LNDC), recém-inaugurado pelo Presidente Lula, onde já se encontram em testes materiais que serão usados na exploração do pré-sal; e o Laboceano, no qual estão sendo aprimoradas tecnologias para a exploração de óleo em águas profundas e para o setor naval.
Segundo Aquilino Senra, a secretária ressaltou durante a visita a importância do trabalho desenvolvido na Coppe e se mostrou sensível à preocupação manifestada pela instituição em relação ao comprometimento de importantes projetos de pesquisa em decorrência da medida do TCU. “Ela se dispôs a colaborar, sugerindo alterações no texto do decreto, de forma a evitar prejuízos às universidades e à sociedade brasileira que, no final das contas, foi e é a maior financiadora da pesquisa realizada no Brasil e, portanto, a verdadeira credora do inestimável patrimônio científico e tecnológico construído até hoje. É inadmissível colocar em risco esse patrimônio, negando a sociedade que desfrute dos benefícios do investimento o qual afiançou durante décadas”, ressaltou Aquilino.
Desde a publicação da medida pelo TCU, a diretoria da Coppe vem alertando publicamente governo e sociedade para os prejuízos que sua aprovação poderá ocasionar no sistema de ciência e tecnologia do país. Os diretores já expuseram o problema em reuniões com os ministros da Educação e da Ciência e Tecnologia, com parlamentares e membros da comissão de ciência e tecnologia do Congresso Nacional, com membros do TCU e por meio de artigos e reportagens na imprensa. Tem sido destacada a importância da Fundação Coppetec na gestão dos projetos de pesquisa desenvolvidos na Coppe.
Ao final da visita a Secretária Maria Paula Bucci recebeu uma comissão, composta pelos professores Eduardo de Miranda Batista, Alberto Cláudio Habert e Antônio MacDowell de Figueiredo, que lhe entregaram um documento em apoio à Fundação Coppetec, assinado por 212 docentes e funcionários técnicos-administrativos. Nesse documento é que manifestada discordância e preocupação em relação ao acórdão do Tribunal de Contas da União (TCU), publicado ao fim de 2008, que, entre outras medidas, impede às fundações de apoio de receber investimentos de agências de fomento como a Finep. Todas as universidades federais e instituições de pesquisa como, por exemplo, a Coppe e o Inca, serão seriamente afetados caso a medida seja aprovada no Congresso.