Seminário Internacional Sociedade Natureza Desenvolvimento

Planeta COPPE / Notícias

Data: 25/11/2014

Nos dias 27 e 28 de novembro será realizado o Seminário Internacional Sociedade Natureza Desenvolvimento, que terá entre os palestrantes a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e o diretor da Coppe/UFRJ, Luiz Pinguelli Rosa. Promovido pela Cátedra UNESCO de Desenvolvimento Durável, do Programa de Pós-graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social (EICOS) da UFRJ, o evento tem como objetivo debater temáticas contemporâneas, envolvendo as questões das mudanças climáticas, sustentabilidade, biodiversidade, partilha da água e saberes locais das comunidades. O seminário será realizado no Colégio Brasileiro de Altos Estudos do Fórum de Ciência e Cultura (FCC) da UFRJ, na Avenida Rui Barbosa, 762, Flamengo.

A abertura, às 9h30, contará com a participação do reitor da UFRJ, Carlos Levi; do cônsul geral do Consulado da França-RJ, Brice Roquefeuil, e do presidente da Comissão de Mudanças Climáticas do Congresso Nacional (CMMC), deputado Alfredo Sirkis. A mesa será coordenada pelos professores Inácia D’ávila, da EICOS, e Emilio Lá Rovere, do Programa de Planejamento Energético da Coppe/UFRJ – membro da comissão organizadora.

Com apoio do Consulado da França no Rio de Janeiro, o evento reunirá outros especialistas brasileiros e franceses, além de atores da sociedade civil. A ministra Izabella Teixeira e o professor Luiz Pinguelli Rosa participarão do painel Mudanças Ambientais, Governança e Sustentabilidade, no dia 28, às 10h15. Coordenado pelo professor Emílio La Rovere, o painel também contará com a participação de Anne Cerisola, representando Laurence Tubiana do governo francês; de Eduardo Viola, do Instituto Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB); e de Emmanuel Guerin, diretor adjunto do Desenvolvimento de Soluções de Rede Sustentável (SDSN) da ONU.

Durante o seminário, que integra o quadro do Ciclo Diálogos Interdisciplinares França-Brasil, serão prestadas homenagens a Serge Moscovici e Bertha Becker. A professora da EICOS, Inácia D’ávila, uma das coordenadoras do evento, explica que Moscovici, falecido recentemente, é o cientista social mais premiado e que, na semana passada, foi chamado por toda imprensa francesa de “pai da ecologia política”. Já a geógrafa Bertha Becker, falecida no ano passado, foi uma grande especialista da Amazônia.

Confira a programação completa.