Seminário sobre fontes alternativas de energia

Planeta COPPE / Engenharia Elétrica / Engenharia Metalúrgica e de Materiais / Engenharia Nuclear / Planejamento Enérgico / Notícias

Data: 19/03/2012

A Coppe e o Centro de Tecnologia da UFRJ promovem, nos dias 20 e 21 de março, o segundo seminário do Programa de Mapeamento de Pesquisas em Fontes Alternativas de Energia (Fale). Com o tema “É fácil ser verde? Rio +20 e o futuro da energia alternativa”, o evento reunirá professores e pesquisadores da Coppe e de outras unidades da UFRJ, além de especialistas de órgãos ambientais e de empresas nacionais e internacionais.

O seminário será realizado, a partir das 9 horas, no auditório do Centro de Gestão Tecnológica (CGTEC) da Coppe, no CT2, Cidade Universitária. Na abertura, o decano do Centro de Tecnologia da UFRJ, Walter Suemitsu, fará uma breve apresentação do programa Fale, que é fruto de uma parceria entre a Decania do CT e o Laboratório de Gestão do Conhecimento, Cooperação e Banco de Dados da Coppe. O principal objetivo é mapear e incentivar na UFRJ pesquisas de fontes alternativas de energia como eólica, solar, nuclear, marinha, orgânica, geotérmica, de hidrogênio, incluindo estudos voltados para maior eficiência energética.

Sete professores da Coppe proferem palestra no evento

Durante o seminário, que contará com a participação do secretário do Ambiente do Estado do Rio de Janeiro, Carlos Minc, sete professores da Coppe farão breves apresentações que envolvem desafios e soluções na implantação de novas fontes de energia no Brasil. Entre eles está o diretor da Coppe, Luiz Pinguelli Rosa, que falará sobre o tema “Política energética e mudanças climáticas”, e o diretor de Assuntos Acadêmicos da Coppe, Edson Watanabe, que profere palestra sobre a integração de energia elétrica e meio ambiente. Os outros professores da Coppe que participarão do evento são Alexandre Szklo e Emilio La Rovere, ambos do Programa de Planejamento Energético da Coppe; Paulo Emilio, do Laboratório de Hidrogênio da Coppe; Su Jian, do Programa de Engenharia Nuclear da Coppe; e Djalma Falcão, do Programa de Engenharia Elétrica da Coppe.

Confira a programação completa do seminário