Solução inédita para iluminação pública ganha prêmio IDEA Brasil
Planeta COPPE / Incubadora de Empresas / Notícias
Data: 06/06/2008
A ZIPlux, empresa residente da Incubadora da COPPE/UFRJ, acaba de receber o prêmio IDEA/Brasil, o mais importante prêmio de design dos Estados Unidos, com o primeiro totem de iluminação remota por meio de cabos de fibra ótica, batizado de ZIPlux. O projeto, inédito no Brasil, promete reduzir o tempo e os custos de manutenção e, ao mesmo tempo, poupar energia elétrica. “É um conceito totalmente inovador de iluminação remota para vias públicas”, afirma Walen Nogueira Júnior, diretor da ZIPlux e um dos idealizadores do produto.
O IDEA é o mais importante prêmio de design dos Estados Unidos e chega ao Brasil após quase 30 anos de sua criação. Ao todo, foram inscritos 343 trabalhos divididos em 18 categorias diferentes. A ZIPlux venceu na categoria de Iluminação em Produtos Comerciais e Industriais e é agora uma das concorrentes mundiais deste prêmio nos EUA, cuja entrega está prevista para julho. “Esse prêmio é um reconhecimento de peso ao nosso trabalho, não só pelo caráter inovador, como pelo design funcional do produto. O mais importante é perceber que todo estudo e investimento estão se transformando em retorno”, comemora Walen.
O produto foi desenvolvido para resolver problemas existentes no sistema de iluminação pública convencional. A grande inovação do equipamento, já patenteado, é que ele não usa luminária ou conjuntos ópticos no topo do poste pra dispersar a luz. A solução funciona da seguinte maneira: um emissor posicionado na base do poste emite a luz que é conduzida, por meio de cabos de fibra ótica, até o topo do ZIPlux, onde a fibra ótica é subdividida para direcionar a luz de maneira mais eficiente, minimizando a perda de luminosidade. O sistema é flexível e pode funcionar por meio de energia convencional ou fotovoltaica, com painéis que transformam energia solar em elétrica.
“O projeto do ZIPlux é pioneiro, já que todos os esforços na área de iluminação pública foram concentrados apenas em lâmpadas mais eficientes. Nós pensamos no sistema como um todo, desde a conveniência de pedestres e motoristas, até a compatibilidade urbanística, meio-ambiente e manutenção simplificada”, conta Walen.