Tese defendida na Coppe sobre aproveitamento de energia mecânica recebe prêmio nacional da ABCM
Planeta COPPE / Engenharia Mecânica / Notícias
Data: 25/09/2025

A tese de doutorado do engenheiro Luã Guedes Costa, defendida em 2024 no Programa de Engenharia Mecânica da Coppe/UFRJ, conquistou o Prêmio ABCM-Springer 2024 de Melhor Tese de Doutorado – única pesquisa da Coppe premiada nesta edição. Intitulada “Analysis of Mechanical Energy Harvesting Using a Nonlinear Dynamics Perspective”, o trabalho se destacou pela originalidade e relevância científica, ao propor novas abordagens e metodologias de análise para dispositivos de colheita de energia – tecnologias capazes de converter estímulos mecânicos, como som, vento, ondas, vibrações e movimentos biomecânicos, em eletricidade.
Concedido pela Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM) em parceria com a editora Springer, o prêmio é uma das mais importantes distinções acadêmicas do país na área, reconhecendo estudos que contribuem de forma significativa para o avanço do conhecimento e da inovação tecnológica.
Orientado pelo professor Marcelo Savi, coordenador do Centro de Mecânica Não-Linear (Mecanon) do PEM, Luã desenvolveu uma abordagem sistemática para investigar novos dispositivos de colheita de energia baseados em materiais e estruturas inteligentes não lineares, de forma a ampliar a eficiência na coleta de energia para alimentar sistemas eletrônicos. Hoje, professor do PEM e pesquisador associado ao Mecanon, Luã segue desenvolvendo pesquisas no tema.
- energia mecânica
