UFRJ receberá apoio para preservação de acervos de obras raras

Planeta COPPE / Fundação Coppetec / Notícias

Data: 10/01/2020

O Projeto do Sistema de Bibliotecas e Informação da UFRJ, cujo objetivo é garantir a preservação de acervos raros da Universidade, foi aprovado pelo Ministério da Cidadania para captação de recursos incentivados. O projeto, que tem como proponente a Fundação Coppetec, da Coppe/UFRJ, inclui a recuperação, preservação e gestão do patrimônio científico e cultural desse acervo com infraestrutura adequada que inclui equipamento antifurto, digitalização, climatização, higienização, sistema de prevenção e combate a incêndio, entre outros itens.

Viagem filosófica: expedição científica de Alexandre Rodrigues Ferreira nas capitanias do Grão-Pará, Rio Negro, Mato Grosso e Cuiabá” (1783- 1792) é uma das obras contempladas no projeto. Inscrita no Registro Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo da Unesco, o único exemplar dessa obra na América Latina encontra-se em uma das sete bibliotecas da UFRJ. O acervo também inclui obras referentes à missão francesa no Brasil, e outras editadas nos séculos XVII, XVIII, XIX que retratam a sociedade brasileira e os primórdios da ciência no Brasil.

O projeto, no valor de R$ 6.585.412,22, visa garantir a integridade, preservação e guarda desse relevante patrimônio, promovendo acessibilidade pela tecnologia à sociedade, no presente e no futuro.