Vice-presidente da GE fala sobre inovação e parcerias

Planeta COPPE / Notícias

Data: 07/05/2013

Inovação, investimento em pesquisa e parceria com universidades foram alguns dos aspectos destacados pelo vice-presidente sênior e líder global de tecnologia da GE, Mark M. Little, em palestra realizada na terça-feira, 7 de maio, no auditório da Coppe. O evento, promovido em conjunto pela Coppe/UFRJ e pelo Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro, fez parte do Ciclo de Palestras Coppe 50 anos e marcou, também, o início das comemorações pelos 10 anos de inauguração do Parque Tecnológico da UFRJ.

O vice-presidente sênior da GE iniciou a palestra “Agility and Connectivity: innovation drivers in Brazil” apresentando um panorama sobre a empresa e mostrando as áreas de atuação da companhia, que tem negócios em segmentos distintos como óleo e gás, aviação, energia e água, soluções para edificações residenciais e comerciais, entre outros.

A estratégia de inovação da empresa diante dos desafios do mercado foi outro tema abordado por Mark Little. O líder global de tecnologia da GE também destacou as novas perspectivas da área de pesquisa e desenvolvimento da empresa, com a implantação do Centro de Pesquisas Global da GE no Brasil, que deverá ser inaugurado em 2014, no Polo Verde, área vizinha ao Parque Tecnológico da UFRJ, na Cidade Universitária.

“O centro terá foco em quatro áreas: sistemas de bioenergia, sistemas integrados, sistemas submarinos e smart systems”, explicou Mark Little, que em seguida apresentou algumas das linhas de pesquisa que serão realizadas no Brasil, como o desenvolvimento de tecnologias para engenharia submarina e para produção de biocombustíveis e utilização de biomassa. Segundo Mark Little, a empresa está investindo R$ 500 milhões no novo centro, que reunirá 400 pesquisadores e tecnólogos.

Mark Little apresentou a estrutura de pesquisa, desenvolvimento e inovação da empresa, que possui centros de tecnologia nos Estados Unidos, na Alemanha, na Índia e na China. O centro brasileiro será o primeiro na América fora dos Estados Unidos. Parcerias entre as áreas de desenvolvimento da empresa e universidades também fazem parte da estratégia da GE, que possui cooperação com a UFRJ, a Coppe, a Universidade de Stanford, o Instituto de Tecnologia da Índia e a Universidade Técnica de Munique, entre outras. A companhia também desenvolve projetos com empresas de diversos países, como Petrobras, Vale, Chevron, Statoil e Nestlé.

Doutor em Engenharia Mecânica pelo Instituto Politécnico Rensselaer, Mark Little ingressou na GE em 1978, na área de negócios de turbinas. Ocupou vários postos de gestão na companhia até ser nomeado vice-presidente da área de engenharia de geração de energia, em 1994. Chegou a vice-presidente sênior e líder global de tecnologia em 2005. Quatro anos mais tarde, recebeu o título de fellow da Sociedade Americana de Engenheiros Mecânicos.

Palestra foi um sucesso

Mais de 200 pessoas, entre convidados, profissionais de diferentes setores, professores, pesquisadores e alunos prestigiaram a palestra. O evento contou com as presenças do reitor da UFRJ, Carlos Antônio Levi da Conceição; do vice-reitor, Antônio José Ledo Alves da Cunha; do diretor de Tecnologia e Inovação da Coppe/UFRJ, Segen Estefen; do diretor de Planejamento e Administração da Coppe, Guilherme Horta Travassos; do diretor do Parque Tecnológico, Maurício Guedes; e do líder do Centro de Pesquisas Global da GE no Brasil, Kenneth Herd; entre outros.

O diretor de Tecnologia e Inovação da Coppe destacou a importância da realização da palestra como parte dos eventos comemorativos pelos 50 anos da Coppe e elogiou as ações globais da GE na área de pesquisa e desenvolvimento. “A GE é uma empresa de uma internacionalização a toda prova, é um exemplo. A GE é um dos parceiros fundamentais da Coppe”, disse Segen Estefen.

Já o diretor do Parque Tecnológico da UFRJ, Maurício Guedes, destacou a história da empresa, que considerou muito especial. “No final do século XIX, a GE era uma start up. Ela começou em 1890, quando Thomas Edison criou uma empresa chamada Edison General Electric. Dois anos depois essa empresa se fundiu com uma concorrente dando origem à GE que conhecemos hoje. Ela é uma das empresas que mais investem em pesquisa no mundo e está presente em todos os rankings das 10 empresas mais inovadoras do mundo”, disse.

O Ciclo de Palestras Coppe 50 anos foi aberto dia 19 de abril, com a apresentação do gerente geral de Pesquisa e Desenvolvimento em Engenharia de Produção do Centro de Pesquisas Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes) da Petrobras, Orlando Ribeiro. A série contará com novas edições, que serão anunciadas tão logo as datas sejam confirmadas.