
É com grande entusiasmo que apresentamos o novo Manual de Marca da Coppe: um guia essencial para compreender e aplicar a identidade da nossa marca de maneira consistente e eficaz em variados suportes digitais e impressos.
A marca Coppe é um valioso ativo que fortalece nossa reputação, credibilidade e atrai o interesse pela instituição. Sua identidade é formada por elementos visuais e conceituais que refletem nossa essência, valores e propósito. Nossa identidade combina sobriedade e vanguarda, destacando nosso legado de mais de 60 anos e nossa visão de futuro, focada em inovação e tecnologia de ponta.



A aplicação bem-sucedida deste manual depende da colaboração e do compromisso de todos. É vital que todos compreendam e sigam as diretrizes estabelecidas, não importa qual seja a sua função.
Dessa forma, garantimos que a nossa marca seja representada de maneira consistente e com integridade, reforçando a nossa imagem e o impacto que buscamos alcançar.

Ela é a porta de entrada para quem somos: inovação e excelência.
A nova identidade visual une sobriedade e vanguarda, traduzindo a força do nosso passado com o olhar voltado para o futuro, para a tecnologia de ponta e para a inovação que nos define.




Correta

Não rotacione

Não prejudique a
legibilidade

Não exclua
elementos

Não use fundos
vibrantes

Não altere a
proporção

Não altere o
alinhamento

Não altere para cores que não
sejam as principais prevista no manual



As peças gráficas institucionais desempenham um papel fundamental na organização e construção da identidade visual. Mais do que simples elementos estéticos, elas são ferramentas estratégicas de comunicação.
Aqui você encontra o layout de peças institucionais para garantir a correta aplicação da identidade visual da Coppe em diferentes materiais e contextos de comunicação.



Esperamos que este Manual não seja apenas um compêndio de diretrizes. Ele foi elaborado para orientar de forma prática o uso da marca em todas as nossas ações, sendo uma ferramenta de grande ajuda para consultas cotidianas.
Qualquer dúvida ou necessidade não prevista neste manual, entre em contato com a área de Programação Visual / Assessoria de Comunicação da Coppe pelo e-mail: asscom@adc.coppe.ufrj.br


Porque precisamos do manual de marca se não somos uma empresa ?
A marca é a porta de entrada numa organização, seja ela empresa, organismo público, instituições de ensino, dentre outros.
O manual serve como um roteiro que assegura que a nossa marca seja apresentada de forma coesa e uniforme em todos os pontos de contato, criando uma impressão forte e reconhecível para nossos públicos. A consistência é um elemento-chave, prevenindo a diluição e convergindo a força de nossa marca.
Respeitar esses parâmetros é fundamental para que todos os materiais sejam integrados, garantindo assim a unidade da comunicação e a consolidação da imagem institucional.
O que é e para que serve um manual de marca?
A identidade visual é formada pelo conjunto de elementos visuais e conceituais que representam e distinguem a marca. A identidade abrange todos os elementos que formam a nossa imagem, desde o logotipo, tipografia, paleta de cores e a forma visual – as imagens que usamos.
Esse manual é feito para profissionais de agências de design?
Designers, comunicadores, gestores e qualquer outro profissional envolvido na criação e/ou distribuição de conteúdo – em mídias digitais e impressas – devem se familiarizar com o manual e aplicá-lo corretamente. Dessa forma, garantimos que a nossa marca seja representada de maneira consistente e com integridade, reforçando a nossa imagem e o impacto que buscamos alcançar.
Qualquer pessoa pode usar a marca Coppe?
O uso de uma marca segue normas legais, e sua propriedade é de direito exclusivo de seu possuidor. A marca da Coppe deverá ser utilizada de acordo com as instruções disponibilizadas neste Manual de Identidade Visual.
O conjunto de imagens só estará disponível para instituições externas ou empresas privadas com autorização expressa da diretoria da Coppe. O uso, a divulgação ou reprodução não autorizados de nome, imagem ou logotipo da Coppe estão sujeitos à adoção de medidas administrativas e/ou judiciais cabíveis.
Nossa marca constitui um ativo e deve ser gerenciada por todos.
Em caso de dúvidas ou orientações entre em contato com a Asscom – asscom@adc.coppe.ufrj.br
O que mudou em relação ao material anterior?
Como o manual anterior foi criado antes da profusão da comunicação digital, ele foi baseado apenas nos formatos impressos e não previa aplicações em meios digitais. Por isso, a nova versão traz algumas novidades:
Parâmetros para fotografias que devem retratar a Coppe como um lugar vivo, diverso e acolhedor, mostrando toda a comunidade envolvida na universidade, o aprendizado prático e a realização pessoal de cada indivíduo.
A determinação de uma hierarquia na coabitação de diferentes marcas – entre programas e laboratórios, exige que se estabeleçam alguns critérios que facilitem o entendimento de todos os públicos, não apenas o interno.
Outra atualização se refere ao uso de cores. Nesta nova versão do manual, oferecemos uma paleta de cores que trará mais diversidade e vivacidade às aplicações, incluindo os temas transversais.
Criação de uma alegoria – grafismo que confere ritmo e dinamismo à linguagem visual.
Não achei a orientação para uma aplicação da marca. O que fazer?
Qualquer dúvida ou necessidade não prevista neste manual, entre em contato com a área de Programação Visual / Assessoria de Comunicação da Coppe/UFRJ.