Diretora da Coppe é designada para integrar Comitê Técnico do Fundo Amazônia
Planeta COPPE / Baixo Carbono / Notícias
Data: 25/03/2024
A diretora da Coppe/UFRJ, Suzana Kahn, acaba de ser designada pela ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Marina Silva, para a função de membro do Comitê Técnico do Fundo Amazônia (CTFA).
Além de Suzana, outros cinco especialistas, terão como missão atestar a quantidade de emissões de carbono oriundas de desmatamento calculada pelo ministério. Para tanto, devem analisar a metodologia de cálculo da área desmatada e a quantidade de carbono por hectare utilizada no cálculo das emissões.
Os especialistas que integram o comitê são de ilibada reputação e notório saber técnico-científico, designados pelo MMA, após consulta ao Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas (FBMC). O mandato é de três anos, podendo ser prorrogado uma vez por igual período.
Além de Suzana, integram o comitê o coordenador de Inventário e Informação Florestal do Serviço Florestal Brasileiro, Humberto Navarro de Mesquita Junior; o pesquisador da Embrapa Agricultura Digital, João dos Santos Vila da Silva; o diretor de Programas e Bolsas no País da Capes, Laerte Guimarães Ferreira Junior; a coordenadora do Laboratório de Gases de Efeito Estufa do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Luciana Vanni Gatti; e a vice-presidente do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), Thelma Krug.
- Amazônia
- Desmatamento
- Fundo Amazônia
- Ministério do Meio Ambiente