Professor da Coppe é um dos oito autores que mais contribuíram ao IPCC

Planeta COPPE / Planejamento Enérgico / Notícias

Data: 29/03/2023

O professor Roberto Schaeffer, da Coppe/UFRJ, é um dos oito autores que mais vezes contribuíram para os relatórios do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC). Único brasileiro na lista, o professor do Programa de Planejamento Energético (PPE) contribuiu para sete relatórios. Apenas quatro cientistas contribuíram mais vezes (oito). Esta é uma das revelações de um artigo sobre diversidade geográfica e de gênero, ao longo dos 35 anos de história do IPCC, publicado no dia 15 de março, no site CarbonBrief.

Integram a lista os pesquisadores Jean-Charles Hourcade, Jose Antonio Marengo Orsini, Linda Mearns, Keywan Riahi (oito); Mark Howden, Youba Sokona, Zbigniew Kundzewicz, Zbigniew Kundzewicz (sete), além do professor da Coppe. O cientista peruano José Antonio Orsini é pesquisador do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

O relatório mostra que o Painel avançou tanto na busca por equidade de gênero – o número de autoras mulheres passou de 8% para 33% – quanto na diversidade geográfica – 11% dos autores vinham do chamado Sul global (países em desenvolvimento), no último relatório (AR6) foram 43% – ao longo de três décadas. Mas ainda há um longo caminho a percorrer.

  • IPCC
  • PPE