Aluno da Coppe recebe prêmio internacional por estudo que analisa transporte e exclusão social

Planeta COPPE / Engenharia de Transportes / Notícias

Data: 13/03/2023

O aluno do Programa de Engenharia de Transportes da Coppe/UFRJ, Gregório Costa Luz de Souza Lima, foi contemplado com o Prêmio de melhor dissertação de mestrado, pelo Grupo Especializado em Geografia dos Transportes da Associação Americana de Geógrafos, a Transportation Geography Specialty Group da American Association of Geographers. A lista de vencedores das edições anteriores indica que a dissertação de Gregório é a primeira agraciada fora do eixo EUA-Europa. A solenidade de premiação será realizada dia 25 de março, em Denver (EUA).

Intitulada Understanding transport-related social exclusion through the lens of capabilities approach: Does better accessibility help to reduce social exclusion? (Compreendendo a exclusão social relacionada aos transportes através da lente da abordagem das capacidades: melhor acessibilidade contribui para reduzir a exclusão social?), a dissertação de Gregório foi orientada pelo professor do PET/Coppe, Licinio Portugal.

Ao abordar a exclusão social relacionada ao transporte, o aluno explora na dissertação seus aspectos teóricos e práticos, procurando contribuir de três formas para a busca de soluções para tal exclusão. A primeira é o estabelecimento de uma estrutura teórica ampla e detalhada sobre as barreiras enfrentadas por indivíduos ao realizarem viagens e acessar oportunidades que eles valorizam, e como isto pode leva-los à exclusão. A segunda é fornecer uma estrutura analítica para avaliar a aderência de medidas de acessibilidade utilizadas para avaliar o fenômeno da exclusão social relacionada ao transporte. Com base nesta estrutura analítica, o aluno avaliou 24 medidas de acessibilidade mais “populares” na literatura.

A terceira é fornecer uma evidência causal da relação entre acessibilidade e participação em atividades, mostrando que mesmo as medidas mais simples para dar acesso a deficientes aos meios de transportes ainda estão correlacionadas com as atividades das quais participarão. Um fato que gera risco de exclusão e, por isso, Gregório avaliou tal relação levando em conta as atividades em geral, as obrigatórias (estudo e emprego) e as discricionárias na cidade de São Paulo.