Ministra Luciana Santos profere a Aula Inaugural 2023 da Coppe

Planeta COPPE / Institucional Coppe / Notícias

Data: 09/03/2023

A Coppe/UFRJ promove, no dia 20 de março, às 9h, a cerimônia de Recepção aos Novos Alunos e a Aula Inaugural de 2023, que será proferida pela ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos. O evento será realizado no auditório do Centro de Tecnologia 2 (CT2), na Cidade Universitária, e será transmitido pelo canal da instituição no YouTube.

A cerimônia, que terá interpretação em Libras, será aberta pelo diretor da Coppe, professor Romildo Toledo. As boas vindas aos novos alunos e apresentação da instituição serão feitas pelo diretor-adjunto de Assuntos Acadêmicos, professor Marcello Campos. Em seguida, a diretora-adjunta de Pessoal, Vanda Borges, apresentará o Núcleo Psicossocial Acolhe Coppe. Por fim, a vice-diretora da Coppe, professora Suzana Kahn Ribeiro, fará a apresentação da ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Barbosa de Oliveira Santos, que proferirá a Aula, com o tema “Ações do MCTI para impulsionar o ensino, a pesquisa e a inovação da engenharia rumo à Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável”.

Sobre a palestrante

Primeira mulher a comandar o MCTI, Luciana Barbosa de Oliveira Santos é engenheira eletricista, graduada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Foi presidente do Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (IPEM), deputada estadual, prefeita de Olinda, secretária estadual de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, deputada federal e vice-governadora de Pernambuco, além de presidente nacional do Partido Comunista do Brasil (PCdoB).

Começou a militância no movimento estudantil, em 1984. Foi presidente do Diretório Acadêmico de Engenharia e Computação da UFPE em 1985, dirigente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e vice-presidente regional da União Nacional dos Estudantes (UNE), de 1989 a 1991.

Em 1995, foi nomeada presidente do Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco, pelo então governador do estado, Miguel Arraes. Em 1996 assumiu o mandato como deputada estadual. Em 1998, foi reeleita deputada estadual. Na Assembleia Legislativa, foi líder do PCdoB e fez parte das comissões de Ciência, Tecnologia e Informática; Constituição, Legislação e Justiça; Educação e Cultura; Defesa do Meio Ambiente e presidiu a Comissão de Defesa da Cidadania.

Em 2000, foi eleita prefeita de Olinda, sendo reeleita em primeiro turno em 2004. Por suas administrações recebeu o prêmio Prefeita Amiga da Criança da Fundação Abrinq, prêmio de Expressão em Administração da Casa do Administrador de Pernambuco (CAPE) e do jornal Diário de Pernambuco, e o prêmio Governador Barbosa Lima Sobrinho na categoria Prefeito Empreendedor.

Em 2009, foi nomeada pelo então governador de Pernambuco, Eduardo Campos, secretária de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Pernambuco. Em sua atuação, buscou imprimir uma agenda de desenvolvimento sustentável, investindo na inovação tecnológica como forma de desenvolvimento e de redução das desigualdades sociais.

Em 2010, foi eleita deputada federal. Na Câmara, foi titular da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI), de Desenvolvimento Urbano (CDU) e da Comissão de Cultura (CCULT), da qual foi vice-presidente. Nas comissões especiais da Câmara, foi membro titular na de Resíduos Sólidos; do Código Nacional de Ciência e Tecnologia; do Marco Civil da Internet; de Atividades de Ciência, Tecnologia e Inovação e de Proteção à Saúde e ao Meio Ambiente. Também fez parte do Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica da Casa. Nos oito anos de mandato foi na maior parte do período a única mulher da bancada do Estado no Congresso Nacional.

Em 2019, tomou posse como vice-governadora do Estado de Pernambuco, desenvolvendo a ação Pernambuco com Elas, que buscou fortalecer e ampliar políticas públicas de trabalho e renda para mulheres.

Sobre a Coppe

A Coppe é o maior centro de ensino e pesquisa de engenharia da América Latina. Nos seus mais de 100 modernos laboratórios, pesquisadores desenvolvem pesquisas de ponta e projetos que proporcionam contribuições significativas para o país, nos diferentes segmentos da engenharia. Muitos desses projetos resultaram em intenso processo de interação universidade-empresa, do qual a Coppe foi pioneira no Brasil.

Na mais recente Avaliação Quadrienal (2017-2020) dos programas de pós-graduação do Brasil feita pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), dez dos treze cursos de mestrado e doutorado da Coppe/UFRJ foram avaliados com conceitos de excelência internacional (6 e 7), atribuídos a cursos com desempenho equivalente aos dos mais importantes centros de ensino e pesquisa do mundo.

No cenário internacional, a Coppe tem projetos em cooperação com as mais importantes e reconhecidas instituições científicas e tecnológicas. Muitos de seus docentes integram comitês e entidades de pesquisa de vários países e de órgãos multilaterais, como o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU. Desde 1992, a Coppe contribui para todos os relatórios de avaliação do IPCC. Com a expertise da Coppe nesta área, a UFRJ foi convidada a integrar a Aliança Global de Universidades sobre o Clima (GAUC), criada em 2019 e que reúne apenas doze instituições até o momento. A UFRJ é a única da América Latina a integrar a Aliança. Em 2009, inaugurou uma parceria com a Universidade de Tsinghua, na China, que resultou na criação do Centro China – Brasil de Mudança Climática e Tecnologias Inovadoras para Energia, sediado em Pequim.

Além disso, há mais de 30 anos a Coppe desenvolve sistemas de informação e tecnologia de processamento de sinais que vêm sendo aplicados com sucesso nos principais experimentos do Large Hadron Collider (LHC), o acelerador do maior laboratório de física de partículas do mundo, o Cern, que investiga a origem do universo.