Inscrições abertas para o Invent for the Planet 2023

Planeta COPPE / Engenharia Mecânica / Notícias

Data: 15/12/2022

Estão abertas, até 30 de janeiro, as inscrições para o Invent for the Planet (IFTP) 2023. O IFTP é um desafio de 48 horas para que alunos de 40 universidades de diversos países tenham ideias que possuam potencial para mudar o mundo. O objetivo do desafio liderado pela Texas A&M University (EUA) é contribuir para a melhoria da qualidade de vida do planeta, por meio de projetos tecnologicamente inovadores. A equipe brasileira, representada por alunos da Coppe/UFRJ, Escola Politécnica (Poli/UFRJ) e do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet) venceu as edições de 2019 e 2020 do desafio e foi à final no ano passado. O evento será realizado de 10 a 12 de fevereiro, no campus Maracanã do Cefet, na av. Maracanã, 229, Rio de Janeiro.

As inscrições para o IFTP 2023 estão abertas para alunos de graduação, mestrado e doutorado de todas as Engenharias. Dependendo do número de inscritos, a participação será definida através de sorteio, levando em conta a isonomia de participantes da UFRJ e Cefet/RJ, dos diferentes cursos, graduação e pós-graduação. Além disso, reservam-se vagas para participantes das edições anteriores do IFTP.

No Invent for the Planet, cada equipe de estudantes trabalha em um dos desafios de projeto propostos pela organização do evento e interage com equipes de outros países. O IFTP tem objetivos acadêmicos como o desenvolvimento de mentalidade empreendedora, criatividade e inovação. Os participantes têm o desafio de apresentar propostas dentro do prazo, convencendo os julgadores de que suas soluções são as melhores para os problemas apresentados. As cinco melhores soluções do mundo participam de um evento nos Estados Unidos, em data posterior.

Coordenada pelos professores Marcelo Savi, do Programa de Engenharia Mecânica da Coppe e Departamento de Engenharia Mecânica da Poli, e Pedro Pacheco, do Cefet, a equipe formada por alunos da Coppe e do Cefet conquistou a edição 2020 do desafio com um sistema de filtragem de microplásticos na saída de água das residências. Em 2019, alunos da Coppe, Escola Politécnica e Cefet, venceram a maratona mundial de inovação com o desenvolvimento do EVI – Echolocation for the visual impaired (ecolocalização para os deficientes visuais).

Saiba mais na página do Invent for the Planet 2023.

• IFTP