MOBlizando: alunos da Coppe explicam técnicas e procedimentos para uma melhor mobilidade

Planeta COPPE / Cidades Inteligentes / Engenharia de Transportes / Notícias

Data: 12/09/2022

Foto Agência Brasil – Rovena Rosa

Técnicas e procedimentos que podem tornar a mobilidade mais eficiente, sustentável, inteligente e inclusiva no estado do Rio de Janeiro estão sendo explicadas, de forma clara e resumida, por alunos do Programa de Engenharia de Transportes da Coppe/UFRJ. As explicações ocorrem no podcast “MOBlizando”, na segunda temporada especial da editoria “delírios”, que é dividida em oito episódios, dos quais o quarto já se encontra disponível. Neste, a aluna de doutorado Isabella Martins aborda o tema “Futuro da análise de dados e o planejamento das cidades”. Para ouvir este e os outros episódios, incluindo os das demais editorias, basta acessar o canal do MOBlizando no Spotify.

Criado pela Rede Mob, o objetivo do podcast é explorar os diversos temas da mobilidade urbana, tais como: mobilização de dados, tecnologia aplicada à gestão pública e transportes no Rio de Janeiro. Além disso, também como finalidade debater a mobilidade urbana e as diversas tecnologias capazes de fomentar políticas públicas e inteligentes.

O MOBlizando teve seu início em abril do presente ano, e até o momento já foram produzidos um total de 19 episódios, um por semana, incluindo os das outras duas editoriais: Entrevistas e Por dentro do Mob. A proposta é promover a interação entre ativistas, gestores e profissionais capazes de discutir os temas do projeto MOB 4.0, que conta com financiamento da Faperj e apoio da Coppe e da UFRJ.

A Rede MOB, que tem professores e alunos da Coppe entre seus integrantes, é um grupo aberto e colaborativo de pesquisadores que em conjunto trabalham sobre o tema da mobilidade, dados e tecnologia. Os membros da Rede se definem como um Hub de Planejamento Inteligente da Mobilidade do Rio de Janeiro. Eles exploram a dimensão dos dados para o planejamento inteligente e tecnológico, a partir de novas formas de coleta de dados e novas maneiras de interagir com o espaço das cidades. O propósito é “transformar realidades a partir do planejamento inteligente da mobilidade urbana”. Para tanto, a Rede atua em diversas frentes, como ciclos de capacitação, hackatonas e publicação de conteúdos informativos, a exemplo de periódicos e do próprio Podcast.

• MOBlizando