Pesquisadores de Oxford visitam laboratórios da Coppe

Planeta COPPE / Engenharia da Saúde / Engenharia de Produção / Notícias

Data: 24/08/2022

A Coppe/UFRJ receberá no dia 25 de agosto a delegação de pesquisadores da Universidade de Oxford, Reino Unido, formada pelos professores Arjune Sen, Sloan Mahone e Timohty Denison. A recepção integra uma intensa agenda de atividades que a equipe está realizando ao longo dessa semana na UFRJ, fazendo apresentações do estudo AGENDA – The Oxford Martin Programme on Global Epilepsy.

Além da divulgação do programa internacional, o objetivo é conhecer o local em que as pesquisas serão desenvolvidas, estabelecer vínculos entre os grupos de pesquisa e explorar as possibilidades de troca de conhecimento, experiências e articulações entre as instituições.

O programa é fruto de uma parceria da Universidade de Oxford com a UFRJ que reúne engenheiros, médicos e programadores de computação do Brasil, Índia, Quênia, África do Sul e Zimbábue, cujo objetivo é desenvolver soluções globais para o diagnóstico e tratamento das epilepsias nos países de média e baixa rendas.

No Brasil o projeto é coordenado pela pesquisadora do Laboratório de Lógica Fuzzy (LabFuzzy) da Coppe/UFRJ e professora do Programa de Epilepsias do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, da UFRJ, Maria Emilia Cosenza.

“Estamos desenvolvendo um protótipo de equipamento de eletroencefalograma portátil e aplicativos etnograficamente fundamentados para reduzir a lacuna do diagnóstico de epilepsia no Rio de Janeiro”, explica a professora Maria Emilia.

A equipe será recebida pelos professores da Coppe/UFRJ, Carlos Cosenza, Fabiano Thompson e Diogo Tschoeke, que apresentarão os laboratórios nos quais atuam, respectivamente, LabFuzzy e Laboratório de Microbiologia.

“A Lógica Fuzzy permite representar um modelo de diagnóstico médico mais preciso em epilepsia, por meio de eletroencefalogramas e ressonância magnética. A modelagem mede graus de intensidades das crises, considerando inter-relações de matrizes, sinais, sintomas, frequência e conhecimento médico”, explica o coordenador do LabFuzzy, Carlos Cosenza.

A visita à Coppe será seguida de uma apresentação da equipe britânica, às 11h, no auditório do Instituto de Saúde Coletiva da UFRJ (IESC), orientada para os pesquisadores da Rede Capes Epidemias. Também será realizada uma apresentação dos coordenadores do consórcio de pesquisa da UFRJ liderados pelos professores Cosenza, da Coppe, Antônio José Leal Costa, do IESC, e João Paulo Machado Torres, do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF).