Professor Roberto Schaeffer é um dos contemplados com o Prêmio Cebri 2022
Planeta COPPE / Planejamento Enérgico / Notícias
Data: 13/07/2022
O professor Roberto Schaeffer, do Programa de Planejamento Energético da Coppe/UFRJ, receberá o Prêmio Cebri 2022, nesta sexta-feira, 15 de julho. O professor da Coppe está sendo homenageado pela excelência de seu trabalho na área de mudanças climáticas. Na mesma data, também serão homenageados Lélia e Sebastião Salgado (categoria sustentabilidade); Marcelo Lins (jornalismo); Tatiana Prazeres (comércio exterior); Armando Klabin (empresarial) e Anna Jaguaribe (homenagem especial). Klabin e Anna Jaguaribe serão homenageados in memorian).
O evento será realizado na sede do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri), na rua Marquês de São Vicente, 336, Gávea, com início às 10h, e será seguido por uma conversa com Lélia e Sebastião Salgado sobre a exposição Amazônia.
O Cebri é um think tank independente que se dedica à promoção do debate plural e propositivo sobre o cenário internacional e a política externa brasileira.
Sobre o homenageado
Doutor em Política Energética pela University of Pennsylvania, Roberto Schaeffer é Professor Titular de Economia da Energia do Programa de Planejamento Energético da Coppe/UFRJ, tendo orientado cerca de 140 dissertações e teses de mestrado/doutorado orientadas. Colabora com o Painel Intergovernamental de Mudanças do Clima (IPCC) das Nações Unidas desde 1998 e coordenou o capítulo 3, Mitigation pathways compatible with long-term goals, do Grupo de Trabalho III do Sexto Relatório de Avaliação (AR6) do IPCC, publicado em abril de 2022.
Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e Pesquisador 1A do CNPq, Schaeffer participa como autor-líder do UNEP Gap Reports e do UNEP Fuel Production Gap Report, ambos do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), desde 2013 e 2019, respectivamente.
O professor da Coppe é um dos cientistas mais influentes no campo das mudanças climáticas, de acordo com a The Reuters Hot List, e publicou mais de 250 artigos científicos, sendo 140 em periódicos internacionais, incluindo revistas de alto impacto como Nature, Nature Climate Change, Nature Communications, Nature Energy and Science. Foi agraciado com o Prêmio Coppe Giulio Massarani Mérito Acadêmico em 2011 e com “IAMC Award for extraordinary contribution to the field of IAM” em 2020.
- Prêmio Cebri 2022