Inovação em Alta: Quatro Projetos da Coppe na Final do Prêmio ANP 2024
Planeta COPPE / Institucional Coppe / Notícias
Data: 03/10/2024
A Coppe/UFRJ conta com quatro projetos selecionados para a final do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 2024. Destes, dois foram realizados em colaboração com a Petrobras e os outros dois com a Petrogal, do Grupo Galp.
O prêmio tem seis categorias e reconhece resultados de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) que representem inovação tecnológica de interesse para o setor, desenvolvidos no Brasil por instituições de pesquisa credenciadas pela ANP e/ou empresas brasileiras.
Os projetos são realizados em parceria com empresas do setor petrolífero, utilizando total ou parcialmente recursos da Cláusula de PD&I, presente nos contratos de Exploração e Produção (E&P) que determina a aplicação de percentual da receita bruta de campos com grande produção, segundo condições específicas de cada modalidade de contrato.
Os vencedores serão anunciados na cerimônia de premiação prevista para 2 de dezembro. Vamos torcer!
Confira os 4 Projetos da Coppe que vão para a Final:
O Laboratório de Ensaios Não Destrutivos, Corrosão e Soldagem (LNDC) participa da final com dois projetos na Categoria II – “Transporte, Dutos, Refino e Abastecimento”.
1. DETEPIG
Este projeto visa desenvolver uma ferramenta inovadora e de baixo custo para detectar trepanações clandestinas. O objetivo é aumentar a frequência de monitoramento e garantir mais segurança nas operações contra furtos em tubulações que transportam petróleo e derivados.
Empresa Petrolífera: Petrobras
2. SAIREP
O projeto “Sistema de Avaliação da Integridade dos Revestimentos Poliméricos Internos de Dutos ‘Topside’ de FPSO através de Técnicas Não Destrutivas” busca criar um sistema de monitoramento contínuo para identificar a evolução de danos em revestimentos poliméricos.
Empresa Petrolífera: Petrogal Brasil
Na Categoria III – “Transição Energética, Energias Renováveis”, a Coppe tem um projeto finalista, representado pelo Laboratório de Nano e Microfluídica e de Microssistemas (LabMEMS) e Embrapii.
3. Dissipadores Térmicos para Células Fotovoltaicas
Este projeto foca em desenvolver dissipadores térmicos baseados em microcanais para células fotovoltaicas de alta concentração, com recuperação do calor rejeitado para dessalinização. Ele ajuda a reduzir custos operacionais e logísticos na indústria de óleo e gás, oferecendo um sistema autossuficiente em energia e água para locais remotos, além de melhorar a eficiência energética e fornecer água de alta qualidade.
Empresa Petrolífera: Petrogal Brasil
Na Categoria V – “Indústria 4.0 / Transformação Digital / Inteligência Artificial”, a Coppe será representada pelo Laboratório de Análise e Confiabilidade de Estruturas Offshore (LACEO) e pelo Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR).
4. Gêmeo Digital e Ferramentas WEB
Este projeto envolve o desenvolvimento de metodologias e ferramentas web para avaliar e gerenciar a integridade de dutos flexíveis.
Empresa Petrolífera: Petrobras
- òleo & Gás
- Prêmio ANP