Ciclo de Seminários PESC dedicado ao Prêmio ACM A.M. Turing 2021
Planeta COPPE / Engenharia de Sistemas e Computação / Notícias
Data: 04/07/2022
Promovido pelo Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da Coppe/UFRJ, o Ciclo de Seminários PESC que contará com a já tradicional palestra comemorativa do Prêmio ACM A.M. Turing será realizado em nova data, no dia 06 de julho, às 11 horas. Nesta edição serão abordadas e revistas as principais contribuições do professor Jack Dongarra, da Universidade do Tennessee (EUA), para a área de supercomputação, que o conduziram a conquistar, em 2021, esta premiação, que é considerada como o mais importante reconhecimento acadêmico na Computação, um Prêmio Nobel da área. O evento será realizado no auditório do PESC, no Centro de Tecnologia, bloco H, sala 324B, Cidade Universitária; e transmitido pelo canal do Programa no YouTube.
A palestra, intitulada “Se você não pode medir, você não sabe o que é! As contribuições de Jack Dongarra”, será proferida pelo professor Álvaro Coutinho, coordenador do Núcleo Avançado de Computação de Alto Desempenho (Nacad) da Coppe, e o debate moderado pelo professor Fernando Rochinha, do Programa de Engenharia Mecânica da Coppe.
Jack Dongarra realizou estudos para que os softwares acompanhem o desenvolvimento do hardware dos computadores mais potentes do mundo. De acordo com Álvaro Coutinho, foi no início dos anos 1990 que o professor e seus colaboradores desenvolveram um pacote de álgebra linear, denominado Linpack, e propuseram um teste que mede a capacidade de cálculo de um supercomputador. Com os resultados alcançados, a ferramenta se tornou a principal forma de comparar as máquinas mais poderosas do mundo, indicando o que elas podem fazer e ajudando a compreender como podem evoluir.
Álvaro Coutinho diz ainda que contribuições de Jack Dongarra se tornaram decisivas na simulação de problemas complexos em Ciência, Engenharia Aprendizado de Máquina e que, durante o evento, relembrarão também a trajetória da Coppe nesta área.