Professor Romildo Toledo é nomeado para comissão da Capes

Planeta COPPE / Engenharia Civil / Notícias

Data: 28/06/2022

O diretor da Coppe/UFRJ, professor Romildo Toledo, foi nomeado nesta segunda-feira, 27 de junho, para a comissão especial da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que será responsável por elaborar o Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) 2021-2030. O diretor da Coppe será um dos três relatores da comissão presidida pelo professor Esper Abrão Cavalheiro, da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

O Plano Nacional de Pós-Graduação é uma política de Estado e tem como objetivo definir novas diretrizes, estratégias e metas para dar continuidade e avançar nas propostas para política de pós-graduação e pesquisa no Brasil.

Os especialistas terão 12 meses, contados a partir de 1º de julho, quando começa a vigência da portaria, para desenvolver o PNPG.

Sobre Romildo Toledo

Mestre (1986) e doutor (1997) em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e pós-doutor pela Universidade Técnica de Dresden, na Alemanha, Romildo Toledo é Professor Titular da UFRJ e membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Ingressou na Coppe em 1999, no Programa de Engenharia Civil. Foi diretor de Tecnologia e Inovação da Coppe (2013 a 2015), e vice-diretor da instituição (2015 a 2019).

Recebeu do Instituto Brasileiro do Concreto o prêmio Luiz Alfredo Falcão Bauer, de Destaque do Ano em Engenharia, no campo das pesquisas do concreto e materiais constituintes (2009). Foi duas vezes contemplado pelos editais da Faperj “Cientista do Nosso Estado” (2010) e “Cientista Jovem do Nosso Estado” (2000).

Professor Romildo coordena na Coppe o Núcleo de Materiais e Tecnologias Sustentáveis (Numats), o Laboratório Urbano Vivo de Construções Inteligentes (LCI) e a área de Materiais do Laboratório de Estruturas e Materiais (Labest). Coordenador executivo do Centro Brasil-China de Mudanças Climáticas e Energias Renováveis – uma parceria entre a Coppe e a Universidade de Tsinghua, em Pequim, na China-, é membro do INBAR Bamboo Construction Task Force,  e presidente da Associação Brasileira de Materiais e Tecnologias não Convencionais.

Saiba mais no site da Capes.

  • Capes