Revolução DeepSeek: O impacto de uma IA mais rápida e acessível
Planeta COPPE / Engenharia de Sistemas e Computação / IA e Transformação Digital / Notícias
Data: 14/02/2025
Ouviu falar no DeepSeek? Quer saber como a nova IA generativa está desafiando gigantes como o ChatGPT e impactando o futuro da tecnologia? Descubra neste bate-papo com o Professor Geraldo Xexéo, do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação (PESC) da Coppe, por que o app chinês deixou os concorrentes em alerta!

O que é o DeepSeek?
Xexéo: “ O DeepSeek é um app de IA generativa criada por um startup chinesa. Lançado em janeiro, o DeepSeek-V3 se destaca pela economia, com um custo de desenvolvimento de apenas 6 milhões de dólares, comparado às centenas de milhões investidos no ChatGPT. O sucesso foi imediato e meteórico e a empresa já pode ser considerada um unicórnio – startups avaliadas em mais de US$ 1 bilhão.
Quais os principais desafios da IA generativa?
Xexéo: O principal desafio é reduzir a geração de informações incorretas e tornar a tecnologia mais acessível. A solução do DeepSeek é otimizar o uso de hardware, proporcionando resultados similares a custos menores.
Quais as oportunidades oferecidas pelo DeepSeek?
Xexéo: A IA de código aberto do Deep Seek, do tipo LLM (Large Language Model), permite a colaboração global. Pesquisadores podem adaptar o código, criando soluções locais inovadoras e acessíveis.
Projetos da Coppe com IA Generativa
Xexéo: Pesquisadores da Coppe já utilizam modelos semelhantes de IA generativas em projetos com aplicações práticas nas áreas jurídica, de jogos, de educação e de desenvolvimento profissional. Há algum tempo trabalhamos com a mesma estrutura, mas com modelos menores, capazes de tarefas mais simples. Fazemos desde a pesquisa básica até aplicações em produtos reais em startups e em instituições públicas parceiras. Vários alunos estão desenvolvendo dissertações de mestrado sobre os usos da IA e, alunos de doutorados fazendo investigações sobre o seu desenvolvimento. No entanto, no momento, não temos no Brasil máquinas para gerar modelos próprios. Ter um modelo aberto como o Deep Seek, portanto, facilita muito o desenvolvimento de soluções locais.
Quais os benefícios dessa IA para as empresas?
Xexéo: Ao adotar o modelo de código aberto, o DeepSeek permite que pesquisadores e desenvolvedores de todo o mundo colaborem no aprimoramento da tecnologia. Podemos copiar e aplicar o código aberto deles em nossos trabalhos, usando sua experiência para criar soluções novas e locais. Essa abordagem não só democratiza o acesso à IA, mas também estimula a inovação em escala global.
Quais os principais desafios?
Xexéo: Um dos principais desafios das LLMs, como o DeepSeek, é de reduzir a geração de informações incorretas ou inconsistentes. Além disso, há o desafio de tornar a tecnologia mais barata, tanto em termos de desenvolvimento quanto de operação.
Qual o futuro da IA generativa?
Xexéo: Modelos como o DeepSeek – V3 indicam um futuro colaborativo e transformador, com IA mais acessível e capaz de resolver problemas reais, estimulando o desenvolvimento nacional.
Quais impactos nas organizações?
Xexéo: O impacto na produção tem sido enorme para as organizações já que a comunicação com o computador se tornou mais fácil. Agora, profissionais podem interagir com documentos sem precisar lê-los na íntegra, acelerando tarefas e aumentando a produtividade. A IA vai trabalhar junto com o humano, não o substituir. A principal limitação da IA é que a sua aprendizagem é feita a partir do passado, por estatísticas matemáticas, não tem raciocínio lógico de encadeamento como o do ser humano.