Gestão de riscos climáticos: tema estratégico para o BTG Pactual
Planeta COPPE / Institucional Coppe / Notícias
Data: 18/02/2025

A Coppe/UFRJ recebeu na última sexta-feira, 14 de fevereiro, representantes do BTG Pactual, o maior banco de investimentos da América Latina, que vieram conhecer mais sobre a expertise da Coppe em mudanças climáticas, gestão de riscos a elas associados, modelagem ambiental e cenários prospectivos para os possíveis impactos ambientais do aquecimento global.
“Somos um banco multifacetado e temos a preocupação de inovar, entender como as mudanças climáticas afetarão a sociedade. Procuramos nos manter na vanguarda e estamos nos antecipando à necessidade de avaliar o risco de empreendimentos avaliando sua resiliência climática”, destacou Vitor Santos, diretor de ESG, energia e mudanças climáticas que esteve acompanhado de Rafaella Dortas (head de ESG).
A diretora da Coppe, professora Suzana Kahn, apresentou um panorama geral da instituição e laboratórios com pesquisas relacionadas à gestão de riscos diversos. “Um dos nossos diferenciais é a transversalidade e interdisciplinaridade. Temos tradição em trabalhar com a indústria – já são mais de 20 mil projetos. É importante para a formação de nossos mestres e doutores a busca por soluções, os prazos, relatórios”, ressaltou Suzana.
Também participaram da reunião a diretora de Tecnologia e Inovação, professora Marysilvia Costa; o diretor do Centro Soluções Tecnológicas de Baixo Carbono, Alfredo Renault, e os professores Luiz Paulo Assad e Tharcisio Fontainha.
Tharcisio, coordenador do Centro de Estudos e Prática de Engenharia para Desastres (Ceped), apresentou a expertise acumulada pelos pesquisadores do Centro, em mais de 120 publicações científicas, em temas como simulação de cenários, especificação de seguros para enchentes, consultoria sobre riscos sociais e ambientais em cadeias de suprimentos, visão circular e capital reputacional.
“Nossa ideia é integrar todos os programas nesse esforço interdisciplinar de enfrentamento de desastres. Temos pesquisas em âmbito de doutorado na área de seguros para desastres. Em 2022, houve, no mundo, uma lacuna de proteção securitária para desastres na ordem de 150 bilhões de dólares. No Brasil, em 2024, os desastres causaram perdas de 85 bilhões de reais. No entanto, somente 6 bilhões de reais em seguros foram acionados, indicando uma lacuna de proteção de 79 bilhões de reais”, explicou Tharcisio, que é o coordenador do Centro de Estudos e Prática de Engenharia para Desastres (Ceped), além de professor do Programa de Engenharia de Produção.
Professor do Programa de Engenharia Civil da Coppe e também do Instituto de Geociências (Igeo/UFRJ), Luiz Paulo Assad falou sobre a capacidade do laboratório em produzir cenários regionalizados de mudanças climáticas de curto, médio e longo prazo, utilizando sensoriamento remoto, modelagem numérica, inteligência artificial e dados locais
Sobre o BTG Pactual
O Banking and Trading Group Pactual (BTG Pactual) é um banco de investimento brasileiro, especializado em capital de investimento e capital de risco, além da administração de fundos de investimento, de gerenciamento de patrimônio, e de ativos globais – investment banking, wealth management e global asset management.
- ESG
- gestão de riscos
- impactos ambientais
- Mudanças Climáticas