Ex-ministro da Educação Renato Janine Ribeiro profere a Aula Inaugural da Coppe 2022

Planeta COPPE / Institucional Coppe / Notícias

Data: 15/03/2022

A Coppe/UFRJ promove, no dia 21 de março, a cerimônia de Recepção aos Novos Alunos e a Aula Inaugural de 2022, a ser proferida pelo presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e ex-ministro da Educação, professor Renato Janine Ribeiro. A cerimônia terá início às 10 horas e a Aula, cujo tema será “Ética no mundo atual”, iniciará às 11 horas. Os eventos serão realizados no auditório da Coppe, no Centro de Tecnologia 2 (CT2), e serão transmitidos pelo canal da instituição no YouTube.

A cerimônia, que terá interpretação em Libras, será aberta pelo diretor da Coppe, professor Romildo Toledo. As boas vindas aos cerca de 400 novos egressos e apresentação da instituição serão feitas pela diretora de Assuntos Acadêmicos, professora Lavínia Borges e pelo diretor-adjunto de Assuntos Acadêmicos, professor Marcello Campos. Em seguida, a diretora-adjunta de Pessoal, Vanda Borges, apresentará o Núcleo Psicossocial Acolhe Coppe. O encerramento será feito pela vice-diretora da Coppe, professora Suzana Kahn Ribeiro.

Sobre o palestrante

Ex-ministro da Educação (em 2015), Renato Janine Ribeiro é Professor Titular da Universidade de São Paulo (USP), desde 1994, onde leciona Ética e Filosofia Política. É o atual presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), com mandato até 2023. É pesquisador sênior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e acadêmico emérito da Academia Paulista de Direito. Foi professor visitante na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), entre 2018 e 2020, onde criou, em 2019, o Instituto de Estudos Avançados e Convergentes (IEAC-Unifesp), do qual foi o primeiro presidente, entre novembro de 2019 e fevereiro de 2020. Em 2016, se tornou Professor Honorário do Instituto de Estudos Avançados da USP.

Formou-se em Filosofia pela USP em 1971 e defendeu seu mestrado na Université de Paris-I, Panthéon-Sorbonne, em 1973. Concluiu o doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo em 1984. Orientou 20 teses de doutorado e 16 dissertações de mestrado. Publicou 14 livros como autor único, três em parceria, organizou quatro livros coletivos, e escreveu 100 capítulos de livros, além de 83 artigos em periódicos especializados.

Recebeu o prêmio Jabuti de melhor ensaio (2001), a Ordem Nacional do Mérito Científico (1997), a Ordem de Rio Branco (2009), a Ordem do Mérito Naval (2015) e a Grande Medalha da Inconfidência (2018). Presidiu o I Congresso de Estudiosos de Brasil en Europa, em Salamanca (2008). Concebeu e apresentou duas séries de programas de televisão sobre Ética, na TV Futura, depois apresentadas na TV Globo, compondo-se a primeira de seis programas sobre Dilemas e a segunda, também de seis programas, sobre Liberdade. Foi consultor do Novo Telecurso, para a disciplina de Filosofia.

Como diretor de Avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), dirigiu, em 2004 e 2007, as avaliações trienais de mais de 2.500 cursos de mestrado e doutorado do Brasil

Presidiu o Conselho de Ética da USP e a Comissão de Ética do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB). No âmbito das artes e cultura, é membro do Conselho Consultivo do Instituto Inhotim. Também é membro do Conselho Superior de Estudos Avançados da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Sobre a Coppe

A Coppe é o maior centro de ensino e pesquisa de engenharia da América Latina. Nos seus mais de 100 modernos laboratórios, pesquisadores desenvolvem pesquisas de ponta e projetos que proporcionam contribuições significativas para o país, nos diferentes segmentos da engenharia. Muitos desses projetos resultaram em intenso processo de interação universidade-empresa, do qual a Coppe foi pioneira no Brasil.

No cenário internacional, a Coppe tem projetos em cooperação com as mais importantes e reconhecidas instituições científicas e tecnológicas. Muitos de seus docentes integram comitês e entidades de pesquisa de vários países e de órgãos multilaterais, como o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU. Desde 1992, a Coppe contribui para todos os relatórios de avaliação do IPCC. Com a expertise da Coppe nesta área, a UFRJ foi convidada a integrar a Aliança Global de Universidades sobre o Clima (GAUC), criada em 2019 e que reúne apenas doze instituições até o momento. A UFRJ é a única da América Latina a integrar a Aliança. Em 2009, inaugurou uma parceria com a Universidade de Tsinghua, na China, que resultou na criação do Centro China – Brasil de Mudança Climática e Tecnologias Inovadoras para Energia, sediado em Pequim.

Além disso, há mais de 30 anos a Coppe desenvolve sistemas de informação e tecnologia de processamento de sinais que vêm sendo aplicados com sucesso nos principais experimentos do Large Hadron Collider (LHC), o acelerador do maior laboratório de física de partículas do mundo, o Cern, o qual investiga a origem do universo.

• Aula Inaugural