Equipe brasileira é classificada para final do Invent for the Planet

Planeta COPPE / Engenharia Mecânica / Notícias

Data: 14/03/2022

A equipe eVerde, vencedora da etapa brasileira do Invent for the Planet, foi selecionada para disputa a final da maratona mundial da inovação, promovida pela Texas A&M University (EUA) entre os dias 5 e 7 de abril.

Coordenado pelo professor Marcelo Savi, da Coppe/UFRJ, e pelo professor Pedro Pacheco, do Cefet-RJ, o time brasileiro enfrentará equipes da Aristotle University of Thessaloniki (Grécia); Mahidol University (Tailândia); New Mexico State University (EUA); Texas A&M University (EUA); Texas A&M University – Qatar.

A equipe eVerde, que optou pelo tema “Reduzindo o desperdício causado por eletrônicos obsoletos”, é formada por quatro alunos de graduação: Mariana Simões Penello Meirelles (Engenharia da Computação e Informação – Escola Politécnica/UFRJ); Pedro Pimentel Nascimento (Engenharia Mecânica – Escola Politécnica/UFRJ); Rodrigo Savi (Ciências Biológicas – Unirio) e Virgínia Torres da Silva (Engenharia Eletrônica e de Computação – Escola Politécnica/UFRJ).

Esta é a terceira vez seguida que a equipe brasileira, coordenada pelos professores Marcelo Savi e Pedro Pacheco, vai à final do Invent for the Planet. Em 2020, a equipe formada por alunos da Coppe e do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet) conquistou o desafio com um sistema de filtragem de microplásticos na saída de água das residências.  Em 2019, alunos da Coppe, Escola Politécnica e Cefet, venceram a maratona mundial de inovação com o desenvolvimento do EVI – Echolocation for the visual impaired (ecolocalização para os deficientes visuais).

Saiba mais sobre a competição em https://sites.google.com/mecanica.coppe.ufrj.br/iftp2022-brasil.

• Invent for the Planet