Coppe e consórcio Libra reforçam parceria estratégica em pesquisa e inovação para o setor de petróleo e energia
Planeta COPPE / Baixo Carbono / Economia Azul / Energia / Engenharia Civil / Engenharia de Sistemas e Computação / Engenharia Elétrica / Engenharia Metalúrgica e de Materiais / Engenharia Oceânica / IA e Transformação Digital / Institucional Coppe / NACAD / Notícias
Data: 14/03/2025

A Coppe recebeu nesta sexta-feira, 14 de março, uma comitiva do Consórcio Libra, liderada pelo gerente-executivo Bruno Moczydlower. O consórcio, responsável pela operação do campo de Libra na Bacia de Santos, é um dos maiores projetos de exploração e produção de petróleo do Brasil, com reservas estimadas em até 12 bilhões de barris.
A reunião foi uma oportunidade estratégica para fortalecer ainda mais a parceria entre a Coppe e o Consórcio Libra, abordando diversos projetos de pesquisa e desenvolvimento com grande potencial para atender às necessidades do consórcio em áreas como Inteligência Artificial, descarbonização, robótica, ensaios de corrosão e energias renováveis no oceano. A importância de estreitar essa colaboração ficou evidente durante a apresentação de tópicos como a aplicação de RAG (Retrieval-Augmented Generation – Geração Aprimorada por Recuperação) e Inteligência Artificial Generativa em campos petrolíferos; robótica para inspeção e controle da integridade de ativos offshore; energias renováveis nos oceanos; energia térmica na Amazônia Azul e a consolidação do Centro de IA em Energias Renováveis.
“Essas apresentações foram extremamente valiosas. É essencial mantermos um contato constante para alinhar o que a Coppe está desenvolvendo com as necessidades e desafios enfrentados na operação diária. Estamos sempre em busca de soluções para reduzir a Intensidade de Emissão de Gases de Efeito Estufa (IGEE)”, destacou Bruno Moczydlower.
Atualmente, a Coppe e o Consórcio Libra estão envolvidos em quatro projetos de pesquisa e desenvolvimento, com mais dois em processo de contratação, abordando temas como estudos de corrosão em armaduras de dutos flexíveis e sísmica passiva para monitoramento no Campo de Merlo.

A reunião contou com a presença da diretora da Coppe, professora Suzana Kahn; o vice-diretor, professor Marcello Campos; a diretora de Tecnologia e Inovação, professora Marysilvia Costa; o diretor do Centro de Soluções Tecnológicas de Baixo Carbono, Alfredo Renault; e os professores Alvaro Coutinho, Gabriela Pereira, Cesar Camerini, Joel Sales Jr, Milad Shadman, Paulo de Tarso, Natanael Moura Jr e Edmundo de Souza e Silva.
Representando o consórcio, também estiveram presentes Vinícius Machado, Bruno Cruxen, João Carrilho, Leonardo Tedeschi, Eric Claro, Barbara Souza e Antônio Marcos Fonseca Bidart.
O Consórcio Libra é operado pela Petrobras (40%), em parceria com a Shell (20%), Total (20%), China National Petroleum Corporation (CNPC) e China National Offshore Oil Corporation (CNOOC), ambas com 10% cada.
- Consórcio Libra
- Corrosão
- Descarbonização
- Energias Renováveis
- Energias Renováveis no Oceano
- IA
- Oleo&Gas
- RAG