Professora Gabriela é eleita membro da ABC

Planeta COPPE / Engenharia Metalúrgica e de Materiais / Notícias

Data: 02/12/2021

A professora Gabriela Ribeiro Pereira, do Programa de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Coppe/UFRJ acaba de ser eleita para a Academia Brasileira de Ciências (ABC), como membro afiliada. Com início dia 1º de janeiro, o mandato de Gabriela irá até 2.026 e a cerimônia de posse será durante o simpósio científico da Região Rio de Janeiro.

A categoria de membros afiliados da Academia Brasileira de Ciências foi criada em 2007 para incluir jovens pesquisadores promissores e de excelência, com até 40 anos de idade, das seis regiões definidas pela ABC (Norte, Nordeste e ES, RJ, MG e Centro-Oeste, SP e Sul), indicados e eleitos por membros titulares com atuação nestas regiões. Anualmente, são eleitos cinco jovens cientistas por região para mandatos de cinco anos, não renováveis. As eleições são conduzidas pelos vice-presidentes de cada região.

Gabriela Pereira

Professora Associada da UFRJ e pesquisadora 2 do CNPq, Gabriela Ribeiro Pereira é coordenadora do Programa de Engenharia Metalúrgica e de Materiais (PEMM) da Coppe, onde ingressou como docente em 2011. Desenvolve pesquisas nas áreas de Ultrassom, Phased Array, Termografia, Ensaios Magnéticos, Radiografia, Microtomografia por Transmissão de Raios X, PoD e desenvolvimento de sensores. Particularmente neste último tópico é reconhecida internacionalmente por seus estudos com foco no desenvolvimento de metodologias de inspeção e estudo de técnicas não destrutivas para avaliação estrutural e caracterização de diferentes materiais utilizados na indústria.

Mestre (2006) e doutora (2010) pelo Programa de Engenharia Nuclear da Coppe/UFRJ, também atua como vice-chefe do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Escola Politécnica. Em sua curta trajetória, destaca-se pelo dinamismo, liderança e produtividade. Ainda no início da carreira, logo que entrou no PEMM, assumiu a chefia da área de Ensaios Não Destrutivos do PEMM, sediada no Laboratório de Ensaios Não Destrutivos, Corrosão e Soldagem (LNDC), e em seguida a Coordenação Acadêmica da Pós-Graduação do Programa.

Gabriela foi contemplada com o Prêmio Coppe Mérito Acadêmico Giulio Massarani 2020, na categoria Docente Jovem, junto com o professor João Paulo Bassin, do Programa de Engenharia Química. É Jovem Cientista do Nosso Estado da Faperj, e conquistou, junto com outros colegas da Coppe e um pesquisador do Cenpes, o prêmio Calgary Award, em 2019, do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), pelo estudo intitulado “In-line inspection tool for clad pipeline integrity evaluation”. Concedida durante o congresso Rio Pipeline, a premiação contempla a melhor contribuição técnica apresentada durante o evento. Esse mesmo trabalho ganhou o prêmio Plínio Cantanhede 2020, que tem como objetivo contemplar os melhores trabalhos apresentados em eventos realizados pelo IBP no período compreendido entre as duas últimas versões da Rio Oil&Gas Expo and Conference.

Veja a relação de professores da Coppe membros da ABC:

Titulares
Valmir Carneiro Barbosa
Walter Mannheimer

Afiliados
Leda Castilho (2009 – 2013)
Juliana Braga Rodrigues Loureiro (2012 – 2016)
Carolina Naveira Cotta (2015 – 2019)
Miguel Campista (2018 – 2022)
André Lucena (2020 – 2024)
João Paulo Bassin (2021 – 2025)

• ABC