Aluna da Coppe é finalista de competição do British Council com video sobre Energia Nuclear

Planeta COPPE / Energia / Engenharia Nuclear / Notícias

Data: 27/09/2021

A aluna do Programa de Engenharia Nuclear da Coppe/UFRJ, Larissa Pinheiro, é finalista da FameLab Climate Change Communicators, uma edição especial da Famelab, competição internacional de comunicação científica, organizada pelo British Council. Com um vídeo de três minutos, Larissa foi selecionada entre comunicadores de dezenas de países, explicando a importância da energia nuclear na solução para a transição energética sustentável.

Os dez finalistas irão disputar o primeiro lugar, por meio de votação aberta durante a transmissão online da final da competição. O evento será transmitido nesta terça-feira, 28 de setembro, às 11h (horário de Brasília), pelos canais do  British Council e da Famelab no YouTube. O vencedor será escolhido não somente pelo voto dos três jurados, mas também pelo voto do público, e avançará para  a final on-line do FameLab International, que será realizado em novembro de 2021.

Sob o tema Confiança nas Mudanças Climáticas, pesquisadores foram desafiados a filmar e enviar um vídeo de si mesmos fazendo uma palestra de três minutos. No seu vídeo, Larissa explica como a energia nuclear e a produção de hidrogênio para a transição energética sustentável são importantes peças da descarbonização.

“O FameLab é uma interface da Ciência com o público que a Energia Nuclear precisa para que possamos desmistificar tantos conceitos irreais sobre essa que é uma das nossas melhores fontes de energia sustentável e será essencial junto com as energias renováveis se quisermos ter no futuro, um planeta parecido com o que temos hoje”, explica Larissa.

Larissa é estudante de doutorado do Programa de Engenharia Nuclear da Coppe/UFRJ. Graduada em Engenharia Química, se envolveu com a comunidade científica nuclear quando iniciou o curso de mestrado no mesmo programa, sob orientação do professor Su Jian. “Na Coppe me tornei próxima a uma vibrante comunidade de jovens ‘pro-nuclear’ e pude entender como a divulgação da ciência, especialmente da energia nuclear, é importante para a sua adoção a nível nacional e internacional. Divulgar a ciência ativamente nos meios acadêmicos fortalece a cooperação entre alunos e, a sua divulgação para a população, diminui o gap entre a ciência e a sociedade, sendo a melhor forma de combater as fake news científicas, que se proliferaram ao longo de 2020 e 2021”, conta.

Famelab Climate Change

FameLab Climate Change Communicators é uma das muitas atividades que o British Council está realizando como parte do programa The Climate Connection nos preparativos para a COP26 – a conferência da ONU sobre mudanças climáticas, que acontecerá no Reino Unido em novembro deste ano. O objetivo é promover a conexão e a colaboração internacional para combater as mudanças climáticas, por meio da cultura e da educação.
A competição é voltada a comunicadores científicos dos seguintes países: Albânia, Azerbaijão, Bósnia e Herzegovina, Botsuana, Brasil, Cazaquistão, China, Colômbia, Etiópia, Filipinas, Índia, Indonésia, Jordânia, México, Nepal, Paquistão, Peru, Sérvia, Turquia, Uganda e Vietnã.

Os vídeos abrangeram diversos tópicos sobre Ciência do Clima, desde energia limpa até preservação de recifes de coral, e recentes desenvolvimentos internacionais em Ciência e Tecnologia para ajudar a enfrentar a crise climática.

Os finalistas participaram de atividades de treinamento e networking online, incluindo uma masterclass online de dois dias para aprimorar suas habilidades antes da final.

O FameLab foi lançado em 2005 pelo Festival de Ciência de Cheltenham, na Inglaterra, e é realizado em 32 países pelo British Council. É considerada, hoje, uma das maiores competição de comunicação científica do mundo. Seu objetivo é promover a aproximação entre cientistas e público em geral, por meio da contextualização e abordagem de temas científicos no dia a dia da sociedade, além de incentivar o desenvolvimento de competências em comunicação, em especial a habilidade oral.

• British Council