Dirigentes da Embrapii visitam a Coppe e destacam excelência da Unidade Embrapii-Coppe, reconhecida como “Diamante”
Planeta COPPE / Ecossistema de Inovação da COPPE / Embrapii-Coppe / Energia / Engenharia Civil / Engenharia Elétrica / Engenharia Mecânica / Engenharia Metalúrgica e de Materiais / Engenharia Oceânica / Engenharia Química / Notícias
Data: 24/07/2025

A Coppe/UFRJ recebeu nesta quarta-feira, 23 de julho, dirigentes da Embrapii – Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial – em uma visita marcada pelo reconhecimento à excelência da Unidade Embrapii-Coppe, que atua desde 2015 apoiando projetos de inovação tecnológica com empresas.
Durante o encontro, o diretor-presidente da Embrapii, Alvaro Prata, destacou a importância da Coppe como referência nacional em inovação: “A Coppe é uma instituição madura, com capacidade de compartilhar sua experiência e orientar outras unidades recém-credenciadas. É uma honra estar aqui”.
A visita celebrou os resultados expressivos da Embrapii-Coppe, que já intermediou 65 projetos em parceria com empresas, dos quais 30 estão em andamento – a maioria nas áreas de óleo e gás e energias renováveis. Pelo alto desempenho, a unidade foi promovida ao grau máximo da Embrapii, tornando-se uma Unidade Diamante, classificação que reconhece excelência em gestão e execução de projetos de inovação.
Um dos diferenciais dessa atuação é a eficiência administrativa, com apoio da Fundação Coppetec no gerenciamento financeiro dos contratos. “A gestão financeira não deve interferir no processo da pesquisa”, ressaltou o diretor-superintendente da fundação, Antonio Figueiredo.

A diretora da Coppe, professora Suzana Kahn, destacou a importância da interdisciplinaridade e do trabalho conjunto entre os laboratórios, apontando que a Unidade Embrapii-Coppe também vem ampliando seu escopo de atuação para novas áreas do conhecimento. O vice-diretor, professor Marcello Campos, reforçou a abrangência da Coppe, comparando com universidades internacionais: “A Coppe é mais ampla e essa diversidade favorece soluções inovadoras, mas é preciso que a inovação gere também empreendedorismo”.
O diretor-adjunto de Tecnologia e Inovação, Thiago Aragão, lembrou que a Coppe mantém desde sua origem uma forte interação com a indústria, e a Embrapii Coppe é parte estratégica do ecossistema de inovação da instituição, contribuindo para projetos em diferentes áreas além da energia.
O diretor de Operações da Embrapii, Marcelo Prim, elogiou a liderança da Coppe: “Entre as unidades Diamante, a Coppe é uma das que mais brilham. É admirável sua capacidade de expandir áreas de atuação e inspirar outras unidades. Temos aprendido muito com a professora Angela”.
A coordenadora geral da Unidade Embrapii-Coppe, professora Angela Uller, destacou a eficácia do modelo Embrapii para fomentar a inovação industrial no Brasil. “Já atuei em várias agências de fomento, mas nunca vi um modelo tão eficaz como esse”, disse. Álvaro confirma com números: “a Embrapii contratou mais de 600 projetos em 2024 e atualmente gerencia mais de mil, com 17 mil colaboradores em 18 estados brasileiros. Estamos crescendo 35% ao ano em número de projetos”, afirmou.

Ao compartilhar riscos de projetos com as empresas, a Embrapii estimula o setor industrial a inovar mais e com maior intensidade tecnológica para, assim, potencializar a força competitiva das empresas tanto no mercado interno como no mercado internacional.
Participaram ainda da comitiva da Embrapii o diretor de Planejamento e Gestão, Guilherme Calheiros; o gerente de Relações com o Mercado, José Menezes (representando o diretor de Inovação e Relações Institucionais, Igor Nazareth); e o analista de Acompanhamento da Unidade Embrapii-Coppe, Felipe Fonseca Lima.
Pela Coppe, além dos membros da diretoria, estiveram presentes 12 professores e pesquisadores dos Programas de Engenharia Civil, Elétrica, Mecânica, Metalúrgica e de Materiais, Oceânica, e Química, representando a maior parte dos laboratórios que integram a unidade.