Crescimento institucional e novos horizontes: Coppetec firma novas parcerias e avança em sua reestruturação
Planeta COPPE / Fundação Coppetec / Notícias
Data: 30/07/2025

A Fundação Coppetec foi recentemente credenciada pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ) como entidade gestora de contratos da instituição. A parceria representa um passo estratégico para ampliar a captação de recursos, fortalecer o apoio a projetos de pesquisa, inovação e extensão, e facilitar a gestão administrativa e financeira de iniciativas acadêmicas, tecnológicas e científicas desenvolvidas no âmbito do Cefet/RJ.
De acordo com a chefe do Departamento de Pesquisa e Inovação (DEPEQ) do Cefet/RJ, professora Claudia Barucke, a colaboração com a Coppetec abre novas possibilidades para o desenvolvimento de projetos estratégicos que beneficiarão toda a comunidade acadêmica. Nessa mesma linha, o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da instituição, professor Ronney Boloy, destaca que a expectativa é fomentar a produção científica de excelência, a inovação e o desenvolvimento de soluções alinhadas às demandas da sociedade e à missão institucional do Cefet/RJ.

“Estamos diversificando nossa atuação e colocando à disposição do Cefet/RJ toda a expertise acumulada ao longo dos anos. A expectativa é que, em breve, a instituição conte com um escritório de projetos estruturado com o nosso apoio, ampliando suas possibilidades de captação, inclusive de recursos oriundos de emendas parlamentares”, afirma o professor Glaydston Ribeiro, diretor-executivo da Fundação Coppetec.
De acordo com Glaydston, a parceria simboliza também o fortalecimento da atuação da Fundação, que vive um momento de renovação e expansão. Além do Cefet/RJ, recentemente a Coppetec passou a atender o Centro de Tecnologia Mineral (Cetem), ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações; a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) que, vinculada ao Ministério da Educação, é responsável pela gestão dos hospitais universitários; e a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio).
A Fundação Coppetec está em processo de reestruturação desde 2023, quando começou a gestão da atual diretoria da Coppe/UFRJ. Reconhecida pela qualidade de sua governança, a Fundação tem buscado modernizar e agilizar seus processos internos para oferecer um atendimento ainda mais eficiente e transparente às instituições parceiras. Entre os avanços já implementados estão ferramentas digitais para o acompanhamento, em tempo real, da tramitação de propostas; sistemas de assinatura eletrônica com autenticidade verificada; e soluções automatizadas para a geração de documentos, conferindo mais precisão, rastreabilidade e agilidade às operações.

Essa transformação inclui ainda melhorias nas condições de trabalho dos colaboradores, com a adoção de novos planos de saúde e odontológico, o fortalecimento dos princípios de conduta e ética e a modernização das gerências internas — medidas que contribuem diretamente para a fluidez dos trâmites e para um ambiente institucional mais integrado e eficiente.
Como parte deste novo ciclo de crescimento, a Fundação deu início à reforma de suas instalações físicas, com base em um novo projeto arquitetônico que visa criar um ambiente de trabalho mais moderno e funcional. Durante o período das obras, os setores de Compras, Licitações, Recursos Humanos, Convênios e Financeiro da Fundação estão funcionando provisoriamente no Bloco 3 do Centro de Tecnologia 2 (CT2), onde já funcionam laboratórios dos Programas de Engenharia Biomédica e de Engenharia da Nanotecnologia, além da assessoria de comunicação da Coppe, da Unidade Embrapii-Coppe e da sala do curso de Educação a Distância (EAD).
A nova fase da Coppetec reflete seu compromisso com a excelência na gestão de projetos e o fortalecimento do ecossistema de ciência, tecnologia e inovação do país.
- Fundação de Apoio
- Gestão