Parque Tecnológico lança Programa Projetos Especiais UFRJ

Planeta COPPE / Notícias

Data: 16/03/2021

O Parque Tecnológico da UFRJ lançou o Programa Projetos Especiais da UFRJ, que irá selecionar projetos de ensino, pesquisa e extensão universitária, novos ou em andamento, para aporte financeiro de até 150 mil reais. O Programa conta com apoio das Pró-Reitorias de Graduação (PR1), Pós-Graduação e Pesquisa (PR2) e de Extensão (PR5), e tem como objetivo apoiar iniciativas institucionais capazes de promover interações interdisciplinares entre as diversas áreas acadêmicas da UFRJ. As inscrições poderão ser realizadas até 2 de abril pelo site do Parque Tecnológico.

Podem participar membros do corpo social da universidade como professores, servidores técnicos administrativos e alunos. No caso de propostas submetidas por alunos, estas deverão ter necessariamente um coordenador, que pode ser um professor ou servidor técnico-administrativo, que atuará junto à Fundação Coppetec, responsável pela gestão técnica, administrativa e financeira do projeto.

Serão aceitos projetos que privilegiem abordagens interdisciplinares, equipes multidisciplinares e ações em rede, de modo que ao final possam gerar contribuições relevantes para o avanço do conhecimento em seus campos de atuação.

Todos os projetos devem ser enquadrados no campo da pesquisa, do desenvolvimento e da inovação (PD&I) e em pelo menos um de quatro Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) selecionados de acordo com o ponto de vista temático, entre os 17 estabelecidos pela ONU: o de Água Potável e Saneamento, para assegurar a disponibilidade e a gestão sustentável da água e saneamento para todos (ODS 6); o de Trabalho Decente e Crescimento Econômico, que visa promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho decente para todos (ODS 8); o de Redução da Desigualdades voltado para reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles (ODS 10); e o de Cidades e Comunidades Sustentáveis com a finalidade de tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis (ODS 11).

• Parque Tecnológico
  • Programa Projetos Especiais