Coppe e Petrobras inauguram planta piloto inédita de reciclagem química de plásticos
Planeta COPPE / Baixo Carbono / Engenharia Química / Notícias
Data: 07/11/2025

A Coppe/UFRJ e a Petrobras inauguram, no dia 18 de novembro, uma planta piloto de reciclagem química por pirólise, instalada na Ilha do Fundão, no Rio de Janeiro. A nova unidade marca um avanço estratégico na pesquisa e desenvolvimento de tecnologias para a gestão sustentável de resíduos plásticos e para a transição rumo à economia circular do carbono.
A pirólise é um processo térmico que transforma resíduos plásticos em óleo e gases reutilizáveis, sem a necessidade de oxigênio, permitindo que o material volte à cadeia produtiva como matéria-prima (querosene, nafta, compostos aromáticos e outros insumos de alto valor) para a indústria petroquímica.

Com operação em fluxo contínuo e capacidade para processar até uma tonelada de plástico por dia, a planta é única do tipo no Brasil e resultado da parceria entre o Laboratório de Engenharia de Polimerização (EngePol) da Coppe e o Instituto de Macromoléculas (IMA/UFRJ), em colaboração com a Petrobras. A operação contará ainda com o apoio do projeto Orla sem Lixo, que intercepta e coleta lixo flutuante na Cidade Universitária, e reciclará material plástico que não tem interesse comercial para a reciclagem mecânica (como é o caso das embalagens PET).
A instalação foi concebida como um módulo de produção de óleo de pirólise (PPO), com condensação em dois estágios e aproveitamento energético dos gases não condensáveis e do material sólido residual — configurando um modelo de reciclagem química de ponta, escalável e ambientalmente eficiente.

“Não acreditamos que o fim da vida útil de um produto químico seja definitivo. Trabalhamos com a ideia da circularidade e temos o interesse de reintroduzir os materiais nos processos químicos, tornando-os matérias-primas para a indústria novamente”, explica o professor José Carlos Pinto, coordenador do EngePol/Coppe.
A iniciativa reforça o papel da Coppe/UFRJ e da Petrobras como protagonistas na geração de conhecimento e inovação de impacto, contribuindo para a redução de resíduos, o uso racional de recursos e o fortalecimento da competitividade tecnológica do Brasil.
📍 Data: 18 de novembro de 2025, às 9 horas.
📌 Local: Auditório da Coppe, no Centro de Tecnologia 2 da UFRJ – Rua Moniz de Aragão, 360, bloco 1, Cidade Universitária
- Economia Circular
- Pirólise
- Reciclagem Química
- Sustentabilidade
