Professor Marcos Cavalcanti, da Coppe, recebe Colar do Mérito do Ministério Público do RJ

Planeta COPPE / Engenharia de Produção / Notícias

Data: 18/12/2020

O professor da Coppe/UFRJ, Marcos Cavalcanti, foi homenageado nesta sexta, 18/12, com o Colar do Mérito do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ). Maior honraria concedida pelo MPRJ, o Colar do Mérito homenageia pessoas que prestam relevantes serviços à sociedade e à instituição. A sessão solene foi realizada no auditório da sede da Procuradoria-Geral de Justiça, no Rio de Janeiro, com transmissão online pela página oficial do MPRJ.

Professor do Programa de Engenharia de Produção da Coppe, Marcos criou e coordena o Centro de Referência em Inteligência Empresarial (Crie), que desde 2015 desenvolve em parceria com o Minstério Público o projeto MP em Mapas, uma plataforma de dados abertos que possibilita o acesso a informações georreferenciadas do Estado do Rio de Janeiro. As informações e dados são fornecidos por instituições de todo o país e do próprio MPRJ, e abrangem áreas como segurança, saúde, educação, meio ambiente,entre outras.

“O Crie tem muito orgulho de ter contribuído na criação e desenvolvimento do MP em Mapas. É uma honra ser o primeiro professor da UFRJ a receber essa homenagem “, disse o professor.

Segundo o professor da Coppe, o Big Data estava disperso em vários bancos de dados. “Com o MP em Mapas consolidamos esses dados num só local, de forma georreferenciada e fácil para qualquer cidadão consultar gratuitamente. Não precisa ser um especilista para usar essa plataforma, é uma interface amigável”, explica o professor.

A parceria também capacita funcionários do MPRJ e gerou o projeto Observatório Nacional de Adoção, que congrega diversos profissionais, pesquisadores e instituições empenhados na análise e debate sobre adoção de menores no país.

Sobre o homenageado

Marcos Cavalcanti é graduado em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982), mestre e doutor em Informática pela Université de Paris XI (Paris-Sud) (1989 e 1993, respectivamente). Professor associado do Programa de Engenharia de Produção da Coppe/UFRJ, é coordenador do Crie e editor da Revista Inteligência Empresarial. Membro do Board do New Club of Paris, foi diretor de Tecnologia da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (de 2003 a 2006).

Suas principais áreas de atuação são: Ciência das Redes, Complexidade, Gestão do Conhecimento, Avaliação de Ativos Intangíveis, Big Data Estratégico, Open Data, Cidades Inteligentes e Governo Digital.

• MPRJ