Semana PESC 50 anos: Impressões da década de 90 é um dos temas do terceiro dia

Planeta COPPE / Engenharia de Sistemas e Computação / Notícias

Data: 11/11/2020

Em seu terceiro dia, a Semana PESC 50 anos contará hoje, dia 11 de novembro, com a participação da professora Marta Mattoso, que abordará o tema “Impressões sobre a década de 90”, época em que ingressou como docente no Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da Coppe/UFRJ. A moderação será do professor Geraldo Xexéo. O evento inicia às 18 horas, com transmissão ao vivo pelo canal do PESC no Youtube.

Durante o seminário, o ex-aluno da Coppe, Mario Veiga Pereira, falará sobre o tema “30 anos de Stochastic Dual Dynamic Programming (SDDP)”, com moderação dos professores do PESC, Edmundo de Souza e Silva e Rosa Meri Leão. Mario representará os egressos do Programa que fundaram uma empresa de sucesso.

Promovida pela Coppe, a Semana PESC 50 anos está sendo realizada, entre 9 e 13 de novembro, em comemoração ao cinquentenário do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da instituição, criado em 1970. O evento está contando com a participação de professores que ingressaram no PESC em cada uma das décadas e de ex-alunos que seguiram carreiras diversificadas.

Sobre os palestrantes do terceiro dia

Graduada em Ciência da Computação pela UFRJ (1980), Marta Mattoso cursou mestrado e doutorado no Programa de Engenharia de Sistemas e Computação, da Coppe. Em 1994, um ano após a conclusão do doutorado, tornou-se professora do PESC, onde atua até hoje. Foi diretora de publicações da Sociedade Brasileira de Computação (2005-2007). Estabeleceu o workshop anual brasileiro voltado a E-Science em 2007, que atualmente possui a sigla BRESci. Marta Coordenou o CP da Provenance Week 2016, em Washington. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Banco de Dados, atuando principalmente nos seguintes temas: gerência de dados de proveniência, paralelismo e distribuição de dados, workflows científicos e gerência de dados científicos em larga escala.

Mestre e doutor pelo PESC, Mario Veiga Pereira fundou a PSR em 1987, empresa voltada para as áreas de consultoria e desenvolvimento de software para concessionárias e investidores, com atuação na maioria dos países da América do Sul e Central, Áustria, Espanha, Estados Unidos, França e Nova Zelândia. Além disso, tem entre seus clientes instituições como o Banco Mundial, BID e a Agência Internacional de Energia Atômica. No Brasil, foi o principal formulador dos leilões de contratação de energia, atuou na projeção do programa de bioeletricidade do país (biomassa de cana-de-açúcar) e desenvolveu metodologias para leilões de energia eólica. Veiga é considerado um desenvolvedor líder de métodos avançados de otimização. Seu algoritmo de programação dinâmica dual estocástica (SDDP) é uma referência mundial e é aplicado em dezenas de países. Fellow do IEEE, Veiga também é membro da Academia Brasileira de Ciências e da Academia Nacional de Engenharia.

Confira a programação completa no site da Semana PESC 50 anos.