Coppe lidera UFRJ no Vacathon, a maratona de inovação do setor do leite
Planeta COPPE / Engenharia de Sistemas e Computação / Notícias
Data: 22/10/2020
Inicia dia 22 de outubro, às 17 horas, a quarta edição do Vacathon, a maratona de inovação do setor do leite e derivados que, neste ano, contará com a participação de dez alunos da UFRJ liderados por três professores do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da Coppe/UFRJ e por uma pesquisadora do Centro da Ciência da Saúde (CCS) da universidade. Promovido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o evento será realizado até 30 de outubro e traz como desafio a criação de soluções inovadoras para a cadeia leiteira, em apenas durante oito dias.
Inspirada no conceito de Hackathon, imersão de programação, o Vacathon faz parte do movimento Ideas for Milk e tem como objetivo o fomento da inovação de processos no mercado do leite e da aproximação de pesquisadores e mercado. As equipes são multidisciplinares e selecionadas pelas universidades. Alunos e professores passarão os oito dias juntos ao corpo técnico da Embrapa, empresários e especialistas do setor. O grupo ficará conectado 24 horas e terão disponíveis debates, cursos, mentorias, encontros e lives, já que o evento ocorre totalmente virtual. Cada universidade tem um embaixador, que é o professor responsável pelo desempenho dos grupos.
A equipe da UFRJ é liderada pelos professores do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação (Pesc) da Coppe, Guilherme Horta Travassos, Claudio Miceli de Farias (embaixadores) e Laura Silvia Bahiense da Silva Leite (treinadora), e pela pesquisadora e veterinária do CCS, Bárbara Souza Neil Magalhães. Eles orientarão um aluno de pós-graduação, do próprio Pesc da Coppe, e nove alunos de graduação de três diferentes áreas do conhecimento: Engenharia (Escola Politécnica), Ciência da Computação (Instituto de Matemática) e Ciências Matemática e da Terra (curso interdisciplinar do CCMN – Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza)
Os temas deste ano seguem três eixos: FoodTech, Inovação e Empreendedorismo e Transformação Digital. Ao todo, estão inscritas equipes de 27 universidades, incluindo três da Angola e da Argentina que pela primeira vez na história participarão do evento. Todos os dias, as equipes terão um cronograma de conteúdos virtuais a serem acessados no canal de conteúdo do evento, o Milktube.
A escolha das melhores soluções criadas durante a competição será feita via Internet, com a participação direta do público, em formato de reality show. A transmissão será em tempo real pelo canal da Embrapa no Youtube, pelo Facebook, e pelo site Repileite. Confira a programação abaixo.
Ideas For Milk
O Vacathon é um dos eventos que compõe o movimento por inovação Ideas For Milk, que também engloba outros três eventos independentes que acontecem desde 2015: Caravana (visita a universidades), Desafio de Startups(fomento do negócio da pesquisa do mercado do leite) e Prêmio de Inovação (reconhecimento de propostas inovadoras). Uma proposta de revolução digital rumo ao leite 4.0. O Ideas for Milk é uma realização da Embrapa Gado de Leite, em parceria com Agripoint, Bovcontrol, Ciatécnica, Texto Comunicação.
Segundo a Embrapa Gado de Leite, o Brasil é o quarto país no mundo em produção leiteira, gerando 34,8 bilhões de litros de leite inspecionado em 2019, registrando 2,7% de aumento frente a 2018. Em 2019, a cadeia leiteira empregou 4 milhões de trabalhadores no país e 1,1 milhão de produtores gerando um faturamento estimado de R$ 105 bilhões.
Programação aberta ao público:
Dia 22/10 – 17:00 às 19:00
Dia 23/10 – 17:00 às 19:00
Dia 26/10 – 17:00 às 19:00
Dia 27/10 – 17:00 às 19:00
Dia 28/10 – 17:00 às 19:00
Dia 29/10 – 17:00 às 19:00
Dia 30/10 – 09:30 às 17:30