Clube EFC Rio promove edição 2020 do Fórum da Economia da Funcionalidade

Planeta COPPE / Engenharia de Produção / Notícias

Data: 28/05/2020

O Clube EFC Rio, dirigido pelo professor da Coppe/UFRJ, Francisco Duarte, promove na próxima quinta-feira, 4 de junho, às 17h, o primeiro encontro (virtual) da edição 2020 do Fórum da Economia da Funcionalidade e da Cooperação. O Fórum terá como tema “Bem Viver Alimentar acessível a todos” e será realizado em parceria com o Instituto Atemis, de Belo Horizonte (MG).

O evento contará com a participação do professor Francisco Duarte, coordenador do Programa de Engenharia de Produção; do professor da Escola de Engenharia da UFMG e coordenador do Núcleo Alter-Nativas, Francisco Lima; de Bruno Grossman, fundador do Mercado Acolheita, mercado dedicado exclusivamente a pequenos produtores locais; e Vivian Tofanelli, pesquisadora do Núcleo Alter-Nativas (UFMG) e do Instituto Atemis, e organizadora da Comunidade que Sustenta a Agricultura (CSA) Ora-pro-nóbis

As inscrições, gratuitas, devem ser feitas no link RSVP no site do Clube EFC Rio. O evento será online e o link da transmissão será enviado aos inscritos.

O Fórum promoverá encontros, com este mesmo tema, nas demais quintas-feiras do mês de junho (dias 11, 18 e 25), sempre às 17h, com inscrições no site do Clube EFC Rio.  Para maiores esclarecimentos: clubeefcrio@gmail.com.

Sobre o Clube EFC Rio

O Clube EFC Rio é o primeiro do gênero no Brasil, criado com o objetivo de divulgar o conceito da Economia da Funcionalidade e da Cooperação, nos moldes dos clubes surgidos na França. “A proposta da EFC é reorganizar a cadeia produtiva, superando a lógica taylorista, de redução de custos e produção em massa. É buscar outra governança. Não se trata mais de entrar no mercado e vender bens, os consumidores querem serviços. Isso deve ter uma ancoragem territorial, com valores apropriados pela população local”, explica o professor Francisco Duarte.

Sobre o Fórum EFC

O Fórum da EFC é um evento aberto a todos os públicos, com o intuito de promover o debate em temas emergentes, relacionados ao desenvolvimento territorial sustentável para superar os limites do modelo industrial baseado na produção em massa. Seu objetivo principal é ampliar o debate sobre modelos de desenvolvimento econômico, difundindo conceitos e princípios da EFC e rompendo com paradigmas e estruturas consolidadas no modelo econômico adotado majoritariamente pelas empresas brasileiras.

O Clube EFC Rio divulga suas atividades e publica conteúdo sobre a Economia da Funcionalidade e da Cooperação, em suas páginas nas redes sociais: InstagramFacebook Twitter. Para mais informações, entrem no site do Clube: clubeefcrio.com

• Clube EFC Rio