Fundação Coppetec recebe doação para contratar mão de obra emergencial para o Hospital Universitário da UFRJ

Planeta COPPE / Fundação Coppetec / Notícias

Data: 06/05/2020

Nova enfermaria do pavimento 8

O Fundo Coppetec de Apoio aos Hospitais da UFRJ recebeu doação de 470 mil reais do Movimento União Rio, gerido pelo Instituto da Criança, para a contratação de mão de obra técnica temporária que suprirá a carência de profissionais no combate à Covid-19. São técnicos de radiologia, farmácia, anestesia, copeiras, dentre outros, que já começaram a ser contratados esta semana. Esses profissionais atenderão pacientes de 60 novos leitos de UTIs do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) da UFRJ que foram construídos com recursos também arrecadados pelo Movimento União Rio. Segundo o diretor do HUCFF, professor Marcos Freire, o hospital está reformando mais alguns leitos, que aumentará para 280 o total disponível.

O valor doado também financiará bolsas para o projeto de extensão “Comunicação Família Paciente”. Os 15 alunos dos dois últimos anos do curso de Medicina da UFRJ que estão trabalhando, voluntariamente, desde o dia 15 de abril, quando iniciou o projeto, passarão a receber como bolsistas. Coordenado pela professora do Núcleo de Bioética e Ética Aplicada (Nubea) da UFRJ, Marisa Palacios, o projeto é uma parceria do Nubea com outras unidades da UFRJ: Faculdade de Medicina, complexo hospitalar e Instituto de Estudo e Saúde Coletiva (IESC). O objetivo é apoiar as famílias dos pacientes das vítimas de Covid-19 que não podem acompanhar, de perto, o tratamento de seus parentes.

Sob a supervisão médica de professores da Faculdade de Medicina, de psicologia, bioética, os bolsistas acompanham o prontuário eletrônico dos pacientes e transmitem informações aos seus familiares. Antes da implantação do projeto, a comunicação era feita pelo Serviço Social do hospital, que não conseguia atender a alta demanda.”A necessidade de informar a família sobre o estado de saúde do paciente é uma questão humanitária e evita que os membros da própria família se exponham a riscos indo até o hospital pra ter noticias”, explica Marisa.

Os estudantes também apoiam as famílias ouvindo suas necessidades como, por exemplo,atendimento psicológico. Para atender a esse tipo de demanda, contam com o apoio do Serviço de Psiquiatria e Psicologia do HUCFF. O projeto promove ainda eventos semanais em que profissionais de outras instituições fomentam discussões sobre virologia clínica, protocolos de priorização no atendimento, cuidados paliativos.

• Coppetec