Estudantes brasileiros participarão do desafio Invent for the Planet

Planeta COPPE / Engenharia Mecânica / Notícias

Data: 05/02/2020

Os professores Pacheco (esquerda) e Savi na orientação das equipes em 2019

Alunos da Coppe e da Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ) representarão o Brasil no desafio Invent for the Planet 2020 (Invente pelo Planeta) de 14 a 16 de fevereiro. Liderado pela Texas A&M University, Estados Unidos, o evento conta com a participação de estudantes de universidades de vários países. O objetivo é motivar a criatividade, o empreendedorismo e a capacidade de inovação de alunos de pós-graduação e graduação de Engenharia na busca de soluções para problemas de impacto global.

O Invent for the Planet acontece, simultaneamente, em vários locais do mundo. No Brasil, será realizado no campus da UFRJ, na Cidade Universitária, sob a coordenação do professor Marcelo Savi, do Programa de Engenharia Mecânica da Coppe/UFRJ. Este ano, 48 alunos foram selecionados entre os 63 que se inscreveram, de modo a formar oito grupos, cada um deles compostos por seis estudantes. “O evento reúne equipes com base em interesses comuns. Ano passado, os brasileiros foram os vencedores da disputa internacional, em uma finalíssima que reúne todos os anos as cinco melhores equipes do mundo no Texas”, explica o professor Savi.

Segundo o coordenador das equipes pelo Cefet/RJ, professor Pedro Pacheco, chamou a atenção esse ano o crescimento da participação feminina, que passou de uma candidata, no ano passado, para 22 inscritas este ano.

Na sexta-feira, 7 de fevereiro, serão anunciados os temas sobre os quais os alunos deverão trabalhar na busca de soluções de Engenharia. No dia 14 de fevereiro, os grupos iniciarão as atividades em seus países, a partir das 14 horas (horário local). Além de trabalhar nas equipes locais para superar os desafios fornecidos, os estudantes serão incentivados a interagir, pela Internet, com equipes de outros locais do planeta.

Nos dias 14 e 15 de fevereiro, os estudantes trabalharão nos projetos. No domingo, dia 16, a partir das 14 horas, cada equipe terá 10 minutos para apresentar sua proposta para um comitê julgador composto por membros externos representantes de instituições, órgãos e empresas vinculadas a atividades de pesquisa e inovação. Por volta das 17 horas serão anunciados os vencedores.

• Invent for the Planet 2020